30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Uso abusivo - 16/05/2024, 19:14 - Agência Brasil e Da Redação

Anvisa endurece regras para prescrição de 'remedinho do sono'

Agência relatou aumento de reações adversas por uso abusivo do medicamento

Anvisa registrou aumento de relatos de uso abusivo do medicamento
Anvisa registrou aumento de relatos de uso abusivo do medicamento |  Foto: Rerodução/Shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou maior controle na prescrição do zolpidem, o "remedinho do sono", usado no tratamento de insônia. A partir de 1º de agosto, a prescrição de qualquer medicamento à base da substância vai ser, obrigatoriamente, por meio da Notificação de Receita B (cor azul).

Esse tipo de receita exige que o profissional tenha cadastro prévio na vigilância sanitária. A Anvisa decidiu alterar a forma de prescrição após receber aumento de relatos de uso abusivo do medicamento.

"A medida foi adotada a partir do aumento de relatos de uso irregular e abusivo relacionados ao uso do zolpidem. A análise conduzida pela Anvisa demonstrou um crescimento no consumo dessa substância e a constatação do aumento nas ocorrências de eventos adversos relacionados ao seu uso. Foi possível ainda identificar que não há dados científicos que demonstrem que concentrações de até 10 mg do medicamento mereçam um critério regulatório diferenciado", diz nota divulgada pela agência.

O zolpidem é um remédio usado para tratar a insônia de curta duração, quando há dificuldade em adormecer ou manter o sono. A utilização não deve ultrapassar de quatro semanas. A prorrogação só pode ser feita após avaliação médica, em razão do risco de abuso e dependência pelo paciente.

exclamção leia também