A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está discutindo, nesta sexta-feira (18), novas propostas para atualizar as imagens e mensagens de advertências sanitárias presentes nas embalagens de cigarro.
O debate está acontecendo em uma audiência pública, na sede do órgão em Brasília, onde serão apresentadas sete novas imagens que poderão ser adotadas.
Leia também:
Covid, dengue e outros: enfermeira conta tudo sobre correria no Dia da Vacinação
Instituto oferece exames de mamografia gratuitos em Salvador e no interior
De acordo com a Anvisa, a mudança tem como objetivo manter a eficácia dos alertas sobre os danos causados à saúde pelo consumo de tabaco e seus derivados. “As advertências precisam ser atualizadas de forma recorrente para garantir a manutenção da eficácia de comunicar ao público os principais danos à saúde causados pelo consumo dos derivados do tabaco", destaca o órgão em nota.
As novas propostas também envolvem uma revisão no layout e na distribuição dos elementos nas embalagens. Desde 2001, o Brasil é um dos países que exige a inclusão de imagens nos avisos sanitários, após recomendação da Comissão Nacional para Controle do Tabaco. Desde então, quatro versões de imagens e frases foram adotadas, sendo a última atualização realizada em 2017.