25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

pet - 08/08/2023, 19:14 - Clara Oliveira

Vacinação Antirrábica 'estourou' durante 1° semana de campanha

Mobilização contou com quase 30 mil animais vacinados de Salvador

Intuito da campanha é vacinar 249 mil cães e gatos da capital
Intuito da campanha é vacinar 249 mil cães e gatos da capital |  Foto: Divulgação/Jefferson Peixoto/Secom PMS

Durante a primeira semana de mobilização da Campanha de Vacinação Antirrábica, ocorreu a imunização de quase 30 mil animais em Salvador. O intuito da campanha é vacinar 249 mil cães e gatos da capital. Os animais precisam ser imunizados desde os três meses de idade, sem incluir os que estiverem doentes.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) impulsiona o acesso para a vacina contra a raiva em 100 postos de saúde, pontos itinerantes espalhados pelos bairros de Salvador e drive-thru exclusivo aos fins de semana. O último registro de raiva humana na capital baiana foi no ano de 2004.

Danielle Dantas, chefe do setor de raiva e veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), conta sobre a importância da imunização dos animais.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato''.

A vacinação em postos de saúde e pontos itinerantes ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É possível visualizar a lista de locais disponíveis no site da SMS. O esquema drive-thru estará disponível na UNIFTC, no próximo sábado (12) e domingo (13), das 9h às 16h, por outro lado, o Shopping Salvador Norte e Barra terá ponto fixo das 9h às 16h.

Na estratégia drive-thru é necessário os tutores levarem seus animais dentro do carro, com coleira e guia ou em caixas que sejam apropriadas, para que não haja chances de ocorrer fugas ou acidentes, também é ideal, uma pessoa acompanhando o condutor do automóvel, para que assim, possa conter o animal durante a imunização.

É indispensável que a vacinação ocorra com a porta do carona ou traseira aberta, já que a realização da vacina não pode ocorrer pela janela. Para segurança do vacinado e do tutor, é essencial que cães de grande porte sejam imunizados com o animal fora do veículo, como também é recomendado o uso de focinheira.

exclamção leia também