Para as pessoas que pretendem manter um máximo sigilo nas conversas do WhatsApp, o aplicativo disponibiliza uma opção top. Desde maio deste ano, os usuários podem colocar senhas em cada conversa dentro da ferramenta de bate-papo.
A funcionalidade conta com a mesma senha utilizada para desbloquear o telefone em si, contando também com o recurso da biometria, ou seja, reconhecimento facial, a impressão digital ou o escaneamento da íris. Porém, os desenvolvedores do app garantem que futuramente vão lançar a possibilidade de configurar uma trava de segurança para cada caixa de conversa, ou grupo.
A desenvolvedora ainda garante que a ferramenta é de grande serventia para aqueles que vão emprestar o celular pra algum conhecido e não desejam espiadinhas indesejáveis em certa conversa, protegendo até mesmo as notificações que surgem.
Leia mais:
Portal MASSA! lança canal no Zap; confira tudo desta nova ferramenta
Boca de Me Dê: Se pique, speed zap e show do milhão
Novidade no metrô! Usuário agora tem o bilhete QR Code digital
Como usar
Inicialmente, é preciso ter a última versão do aplicativo para usar a ferramenta. Para isso, basta abrir a App Store (iOS) ou Google Play Store (Android) e ver se tem alguma atualização. Após atualizado, é só seguir o passo-a-passo.
1- Abrir o WhatsApp e escolher um contato ou grupo, tocando no nome;
2- Clicar em "proteger conversa" (Chat lock);
3- Ativar o bloqueio de chat com senha ou impressão digital;
4- Confirmar a ativação da ferramenta, apertando na "chavinha";
5- Para ver a conversa bloqueada, deslize a tela para baixo e insira sua senha ou use a biometria.
6- As conversas bloqueadas ficarão separadas em uma pasta na parte de cima das "Arquivadas";
7- Para acessá-las, é só rolar a página para baixo e tocar em "Conversas bloqueadas". Então, basta usar a mesma senha de desbloquear o celular, para ler as mensagens protegidas.