Serviços de saúde gratuitos direcionados sobre cuidados com a saúde e bem-estar serão oferecidos na estação Mussurunga de Metrô, entre os dias 26 e 28 de março, das 7h30 às 10h30 e das 16h30 às 19h30.
Durante a ação, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, também será disponibilizada para as passageiras serviços como aferição de pressão, testagem glicêmica, identificação de tipagem sanguínea e massoterapia.
Na ação também serão abordados temas como o combate ao machismo e os tipos de violência contra a mulher. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado em 2023, os feminicídios cresceram 6,1% em 2022.
Leia Também:
MegaFeirão Serasa e Desenrola renegociam dívidas em todo o país
Dia D oferece serviços gratuitos de cuidados para a saúde da mulher
Coelba desliga 'gato' capaz de abastecer 7 mil casas durante 15 dias
“Precisamos combater todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres e por isso vamos aproveitar essa ação do Caminhos para a Saúde para, além de falar dos cuidados com a saúde, abordar com nossas clientes os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha”, afirmou o Gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia, Rodrigo Rainer.
O programa "Caminhos para a Saúde" é realizado pelo Instituto CCR, em parceria com a Se7e Cursos no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
Março Lilás
Relacionado ao Dia Internacional da Mulher, o Março Lilás é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino, tumor que desenvolve no útero, na região denominada de “colo uterino”. Conforme informações do Ministério da Saúde, estima-se que entre 2023 e 2025, cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com o tumor.
Os sintomas incluem aparecimento de verrugas na vagina, sangramento fora do período menstrual, dor e corrimentos. Já a prevenção pode ser feita pela vacina contra o HPV, uso de preservativos e exame preventivo.