Agentes do Detran foram à orla da capital para dar orientações educativas que podem tornar o trânsito mais seguro para todos
O lançamento ocorreu na orla de Salvador,| Foto: Rafaela Araujo/ Ag. A TARDE
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou, na manhã dessa terça-feira (2), as ações do Maio Amarelo, campanha que reforça o compromisso da sociedade para a redução do índice de acidentes no trânsito. O lançamento ocorreu na orla de Salvador, na região do Parque dos Ventos, na Boca do Rio, e promoveu uma blitz educativa que fez parte de um ato nacional sobre o tema.
Com o slogan “No Trânsito, escolha a vida”, a ação teve cerca de três horas de abordagem para orientações educativas, entrega de panfletos e contou ainda com a presença dos Mímicos do Trânsito, que encenavam ações de segurança viária enquanto os condutores aguardavam no sinal.
A coordenadora da blitz, capitã Marília, explicou que a proposta era conscientizar os condutores sobre o seu papel para a segurança do trânsito.
“Queremos trazer as pessoas para a realidade de que elas também têm responsabilidade em manter a segurança do trânsito de diversas formas, seja como condutor, como pedestre, como ciclista... é um conjunto”, defende.
Durante a abordagem, os motoristas receberam um panfleto com um teste rápido sobre a sua conduta no trânsito tanto como condutor como quanto pedestre.
MASSA/SALVADOR DETRAN-BA LANÇA AÇÕES DO MAIO AMARELO, MOVIMENTO CRIADO HÁ 10 ANOS COM O OBJETIVO DE ALERTAR A POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Na foto: O lançamento do “Maio Amarelo” na orla da capital baiana com uma blitze educativa. Foto: Rafaela Araujo/ Ag. A TARDE Data: 02/05/2023| Foto: Rafaela Araujo/ Ag. A TARDE
O quiz incluía perguntas sobre o uso de cinto de segurança, respeito ao limite de velocidade, sinalização e uso da faixa de pedestres. De acordo com a capitã, a população recebeu bem a atividade.
“No início [da abordagem] eles ficam reativos por achar que é uma campanha repressiva, mas depois da conversa eles entendem, aceitam muito bem a entrega do folder e prometem que irão avaliar as respostas”, destaca Marília.
A condutora Suzana Rodrigues foi parada pela blitz e, apesar de saber dos riscos, estava fazendo uso do celular antes da abordagem e precisou ser alertada pela agente do Detran.
“Estou voltando de viagem e vi muitos acidentes. É legal uma ação como essa para levar educação [...] com certeza não vou usar mais [o celular]”, disse.
Atividades do mês de maio
A campanha é uma convocação a toda a sociedade civil para uma mudança de comportamento no trânsito. “Muitas vezes a discussão sobre o trânsito fica restrita ao condutor do veículo, esquecendo que é um conjunto, são várias pessoas envolvidas, como o pedestre e o ciclista”, diz a capitã Marília. Para promover ainda mais essa conscientização, o Detran vai realizar outras ações ao longo do mês de maio, como palestras para os candidatos à primeira habilitação, um seminário aberto ao público, no dia 17, na Alba, sobre trânsito responsável, e um workshop sobre noções básicas de direção defensiva voltado aos motoristas dos órgãos e instituições estaduais.