26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Pela vida - 03/05/2023, 07:20 - Amanda Souza

Salvador participa do Maio Amarelo

Agentes do Detran foram à orla da capital para dar orientações educativas que podem tornar o trânsito mais seguro para todos

O lançamento ocorreu na orla de Salvador,
O lançamento ocorreu na orla de Salvador, |  Foto: Rafaela Araujo/ Ag. A TARDE

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou, na manhã dessa terça-feira (2), as ações do Maio Amarelo, campanha que reforça o compromisso da sociedade para a redução do índice de acidentes no trânsito. O lançamento ocorreu na orla de Salvador, na região do Parque dos Ventos, na Boca do Rio, e promoveu uma blitz educativa que fez parte de um ato nacional sobre o tema.

Com o slogan “No Trânsito, escolha a vida”, a ação teve cerca de três horas de abordagem para orientações educativas, entrega de panfletos e contou ainda com a presença dos Mímicos do Trânsito, que encenavam ações de segurança viária enquanto os condutores aguardavam no sinal.

A coordenadora da blitz, capitã Marília, explicou que a proposta era conscientizar os condutores sobre o seu papel para a segurança do trânsito.

“Queremos trazer as pessoas para a realidade de que elas também têm responsabilidade em manter a segurança do trânsito de diversas formas, seja como condutor, como pedestre, como ciclista... é um conjunto”, defende.

Durante a abordagem, os motoristas receberam um panfleto com um teste rápido sobre a sua conduta no trânsito tanto como condutor como quanto pedestre.

MASSA/SALVADOR
DETRAN-BA LANÇA AÇÕES DO MAIO AMARELO, MOVIMENTO CRIADO HÁ 10 ANOS COM O OBJETIVO DE ALERTAR A POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
Na foto: O lançamento do “Maio Amarelo” na orla da capital baiana com uma blitze educativa.
Foto: Rafaela Araujo/ Ag. A TARDE
Data: 02/05/2023
MASSA/SALVADOR DETRAN-BA LANÇA AÇÕES DO MAIO AMARELO, MOVIMENTO CRIADO HÁ 10 ANOS COM O OBJETIVO DE ALERTAR A POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Na foto: O lançamento do “Maio Amarelo” na orla da capital baiana com uma blitze educativa. Foto: Rafaela Araujo/ Ag. A TARDE Data: 02/05/2023 | Foto: Rafaela Araujo/ Ag. A TARDE

O quiz incluía perguntas sobre o uso de cinto de segurança, respeito ao limite de velocidade, sinalização e uso da faixa de pedestres. De acordo com a capitã, a população recebeu bem a atividade.

“No início [da abordagem] eles ficam reativos por achar que é uma campanha repressiva, mas depois da conversa eles entendem, aceitam muito bem a entrega do folder e prometem que irão avaliar as respostas”, destaca Marília.

A condutora Suzana Rodrigues foi parada pela blitz e, apesar de saber dos riscos, estava fazendo uso do celular antes da abordagem e precisou ser alertada pela agente do Detran.

“Estou voltando de viagem e vi muitos acidentes. É legal uma ação como essa para levar educação [...] com certeza não vou usar mais [o celular]”, disse.

Atividades do mês de maio

A campanha é uma convocação a toda a sociedade civil para uma mudança de comportamento no trânsito. “Muitas vezes a discussão sobre o trânsito fica restrita ao condutor do veículo, esquecendo que é um conjunto, são várias pessoas envolvidas, como o pedestre e o ciclista”, diz a capitã Marília. Para promover ainda mais essa conscientização, o Detran vai realizar outras ações ao longo do mês de maio, como palestras para os candidatos à primeira habilitação, um seminário aberto ao público, no dia 17, na Alba, sobre trânsito responsável, e um workshop sobre noções básicas de direção defensiva voltado aos motoristas dos órgãos e instituições estaduais.

Salvador participa do Maio Amarelo Salvador participa do Maio Amarelo Salvador participa do Maio Amarelo Salvador participa do Maio Amarelo Salvador participa do Maio Amarelo Salvador participa do Maio Amarelo Salvador participa do Maio Amarelo Salvador participa do Maio Amarelo Salvador participa do Maio Amarelo Salvador participa do Maio Amarelo

exclamção leia também