28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Olho no peso - 28/03/2024, 08:11 - Da Redação

Saiba quais produtos da Páscoa foram reprovados pelo Ibametro

Estabelecimentos autuados serão multados, com valores que podem chegar a R$ 1,5 milhão

Fiscalização ocorreu entre os dias 19 e 27 de março
Fiscalização ocorreu entre os dias 19 e 27 de março |  Foto: Divulgação/Ibametro

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) divulgou os resultados da Operação Páscoa 2024, realizada entre os dias 19 e 27 de março. A iniciativa teve como objetivo garantir que os produtos mais consumidos nesta época do ano fossem comercializados com a pesagem correta.

Todos os 33 tipos de ovos de chocolate analisados atenderam às normas de pesagem e segurança do Inmetro, um avanço significativo em relação ao ano anterior. Com relação aos pescados, 10% dos 10 tipos avaliados foram reprovados por irregularidades na pesagem.

Outros 15% dos 30 produtos típicos da Semana Santa, como leite de coco, azeite de dendê, vinho e castanhas, também foram reprovados. Trinta por centro dos 90 produtos embalados e pesados nos próprios estabelecimentos comerciais apresentaram discrepâncias na pesagem.

Os estabelecimentos autuados serão multados, com valores que podem chegar a R$ 1,5 milhão, dependendo da gravidade da irregularidade e da reincidência. As empresas autuadas têm um prazo de dez dias para apresentar suas defesas.

exclamção leia também