O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) divulgou os resultados da Operação Páscoa 2024, realizada entre os dias 19 e 27 de março. A iniciativa teve como objetivo garantir que os produtos mais consumidos nesta época do ano fossem comercializados com a pesagem correta.
Todos os 33 tipos de ovos de chocolate analisados atenderam às normas de pesagem e segurança do Inmetro, um avanço significativo em relação ao ano anterior. Com relação aos pescados, 10% dos 10 tipos avaliados foram reprovados por irregularidades na pesagem.
Outros 15% dos 30 produtos típicos da Semana Santa, como leite de coco, azeite de dendê, vinho e castanhas, também foram reprovados. Trinta por centro dos 90 produtos embalados e pesados nos próprios estabelecimentos comerciais apresentaram discrepâncias na pesagem.
Os estabelecimentos autuados serão multados, com valores que podem chegar a R$ 1,5 milhão, dependendo da gravidade da irregularidade e da reincidência. As empresas autuadas têm um prazo de dez dias para apresentar suas defesas.