Nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia, 87.750 documentos foram represados e estão aguardando retirada. São 47.477 carteiras de identidades; 38.696 carteiras de habilitação e 1.577 passaportes que podem ser destruídos se não forem buscados pelos titulares.
A incineração dos RGs acontece após o documento estar seis meses na unidade e não ser retirado. As CNHs têm o mesmo destino após seu prazo de validade e os passaportes, também, são destruídos após 90 dias no local.
Cecília Pereira, coordenadora do SAC, conta que diversos são os motivos. “Sempre buscamos entender o porquê de isso acontecer. Algumas pessoas ficam doentes, outros viajam e perdem o prazo, outros simplesmente vão deixando para depois e, muitas vezes, não buscam”, diz.
Considerando os postos da Capital e Região Metropolitana de Salvador, o SAC no Shopping da Bahia possui o maior montante de documentos represados (6.512), seguido pelo SAC Barra (6.070) e o SAC Bela Vista (4041).
No interior de nosso estado, o SAC Boulevard Shopping, em Vitória da Conquista, lidera o ranking (4.871) e é seguido pelo SAC II De Feira de Santana (3.009) e o de Irecê (2.503).
“Quando alguém agenda e não retira, temos um prejuízo na manutenção do documento dentro do SAC. Depois que o órgão produz e envia para o posto, temos que manter um funcionário e o espaço imobiliário para guardar essa documentação pelo tempo em que demorar para sua busca”, continua Pereira.
Para fazer o procedimento de retirada, basta ir à unidade onde foi feita a solicitação e retirar, sem necessidade de agendamento prévio. A Rede SAC disponibiliza ao cidadão a consulta via SAC Digital da disponibilidade do documento, além de o prazo ser recebido no protocolo. As pessoas devem buscá-los na unidade em que fizeram, não conseguindo buscar seus documentos em outros locais.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).