
Devotos ou não, milhares de pessoas se preparam para 'paletar', nesta quinta-feira (15), os quase 8 km de caminhada da Lavagem do Bonfim, que inicia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e vai até a Basílica do Senhor do Bonfim. No entanto, todo ano surge a dúvida: precisa trabalhar? O que funciona em Salvador? O MASSA! responde.
A tradicional festa não é feriado em Salvador. Isso porque só é permitido, de acordo com a lei federal nº 3.093 de 1995, que só é possível ter quatro feriados religiosos, que já são preenchidos pela Paixão de Cristo, Corpus Christi, Dia de São João e Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Precisa trabalhar?
Depende. Como as ruas são fechadas para veículos, devido o trajeto, a maioria das empresas adota o ponto facultativo para quem mora na Cidade Baixa. Já quem trabalha na região, na exceção de trabalhos que funciona através de escala, também é liberado.
Veja o que fecha e abre na CBX e adjacências
Rede Sac
➡ Sac Comércio: fechado;
➡ Sac Uruguai: fechado;
➡ Sac Liberdade: aberto das 8h às 16h.
Shopping
Os Shoppings Piedade e Lapa adotaram um horário especial, funcionando de 9h às 18h.
Museus
O Museu de Arte Moderna (MAM) e a Cidade da Música da Bahia não funcionarão.
Transporte público
Por causa do evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai colocar em prática um esquema especial de transporte, com mudanças temporárias nas linhas de ônibus a partir das 6h da manhã.
Durante todo o dia, os coletivos que passam por regiões próximas ao trajeto do cortejo vão circular por caminhos diferentes.
As alterações atingem linhas que saem do Largo do Tanque em direção à Liberdade, Avenida da França, São Joaquim, Calçada, Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno; ônibus que partem do Campo Grande e do Vale do Canela com destino ao Comércio e à Calçada; linhas que saem do Aquidabã rumo à Avenida Suburbana, Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno; coletivos que vêm da Avenida Suburbana, da Península Itapagipana e da Calçada com destino ao Túnel Américo Simas, Aquidabã, Campo Grande e Vale do Canela; além das linhas do Largo do Tanque e da Avenida Suburbana que seguem para a Península Itapagipana.
Para facilitar o retorno do público, 19 linhas vão rodar até mais tarde, com funcionamento garantido até meia-noite, atendendo diretamente quem estiver na área do evento. São elas:
1535 – Vista Alegre x Ribeira;
1662 – Base Naval x Ribeira;
1638 – Fazenda Coutos x Ribeira;
1608 – Paripe x Ribeira;
0201 – Ribeira/Bonfim x Campo Grande;
0216 – Ribeira x Lapa;
0343 – Fazenda Grande do Retiro x Ribeira;
0213 – Ribeira x Federação;
0221 – Ribeira x Barbalho/Fazenda Garcia;
0214 – Massaranduba x Estação Hiper BRT;
0217 – Ribeira x Estação Hiper BRT;
0237 – Ribeira x Rio Sena/Avenida Santa Terezinha;
0713 – Santa Cruz x Calçada/Bonfim;
0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa;
1142 – Cabula VI x Ribeira (R2);
1145 – Terminal Acesso Norte x Ribeira; e
1403 – Cajazeira 11 x Ribeira.
Ascensores
Durante a Lavagem do Bonfim, os ascensores urbanos funcionarão gratuitamente, facilitando o deslocamento entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Confira o funcionamento:
➡ Elevador Lacerda: opera das 6h às 22h;
➡ Elevador Taboão: 6h30 às 18h30;
➡ Planos Inclinados Gonçalves e Liberdade/Calçada: 6h às 19h;
➡ Plano Inclinado do Pilar: 6h30 às 19h.
