O Banco Central (BC) anunciou, em setembro, que o sistema de pagamentos Pix passará por mudanças a partir do dia 1º de novembro. A alterações visam melhorar a segurança em computadores e celulares, além de facilitar os pagamentos feitos através das plataformas digitais.
Leia mais:
Novas regras do Pix chegam em 1º de Novembro; saiba o que mudou
Fora do ar? Pix deixa brasileiros na mão nesta segunda-feira
Uma das novidades, para além das medidas de segurança em dispositivos, é o Pix Automático. O mecanismo vai facilitar as cobranças recorrentes e poderá ser utilizado por empresas de diversos segmentos, como escolas, academias e condomínios para cobrar débitos automáticos de mensalidades, por exemplo.
Quem paga também será beneficiado pela nova função. O usuário poderá permitir débitos automáticos em suas contas através de uma autorização prévia e gratuita. Com isso, quantias estabelecidas anteriormente poderão ser descontadas de maneira automatizada, sem a necessidade de autenticação.
De acordo com o BC, essa medida tem o intuito de "aumentar a eficiência, diminuir custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência" dos usuários e das plataformas bancárias. A instituição havia anunciado a nova função para setembro de 2024, mas agora o Pix Automático está marcado para estrear só em 16 de junho de 2025.