
A operação da Linha 1 do metrô de Salvador foi restabelecida nesta terça-feira (19) após paralisação que afetou passageiros desde o início da manhã. De acordo com a CCR Metrô Bahia, o serviço voltou a funcionar de forma contingencial em via singela, ou seja, com apenas uma via em operação, entre as estações Acesso Norte e Lapa.
Leia Também:
A empresa lamentou os transtornos e informou que segue trabalhando para o restabelecimento integral da linha. A Linha 2 não foi impactada e opera normalmente.
Reforço nos demais modais
Para reduzir os impactos da paralisação, a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) montou um plano de contingência. Entre as medidas adotadas estão a criação de uma linha especial que circula do Terminal Acesso Norte até a Estação da Lapa via Av. Bonocô e o reforço da linha 1214 - Lapa x Engomadeira (via Acesso Norte), que atende passageiros do Campo da Pólvora em direção à Lapa.
Além disso, houve reforço nas linhas do sistema BRT Salvador, e passageiros oriundos da Linha 2 foram orientados a seguir para a Estação BRT Rodoviária, podendo chegar ao Centro pela linha B5 (Rodoviária x Lapa). Agentes da Semob e prepostos da Integra monitoram a operação da frota convencional e do BRT.
Usuários do metrô ficaram na bronca
Na Estação Acesso Norte, a usuária Eli relatou à reportagem do Grupo A Tarde dificuldades para entender o que estava acontecendo. "Na verdade, eu já estava na rua, não sei de nada. Foi confusão demais, e está meio atrapalhado aqui. Ninguém sabe informar nada", contou.
Outro usuário, Miralvo, questionou a retomada da operação, que não teria acontecido completamente ainda. "A escada rolante está quebrada, o trem não vai até a Lapa, só até Brotas. Resumindo: atrasou tudo, vou chegar com quase uma hora de atraso", disse.