25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

LEÃO NA ÁREA - 23/04/2024, 14:34 - Da Redação

Novo lote residual do Imposto de Renda já pode ser consultado

Consulta referente ao Imposto de Renda pode ser feita a partir desta terça-feira (23)

Crédito bancário será disponibilizado no dia 30 de abril para 353,3 mil contribuintes
Crédito bancário será disponibilizado no dia 30 de abril para 353,3 mil contribuintes |  Foto: Juca Varella/Agência Brasil

O lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), relacionado ao mês de abril deste ano, pode ser consultado na Receita Federal a partir desta terça-feira (23). No valor superior a R$ 457, o crédito bancário será disponibilizado no dia 30 de abril para aproximadamente 353,3 mil contribuintes.

Grande parte dos contemplados neste lote corresponde a contribuintes com faixa etária acima de 80 anos. Outros grupos prioritários, como de pessoas com deficiência ou doença grave e professores também estão contemplados.

No mais, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou autorizaram a restituição via PIX estão agregados. Todos os valores serão depositados na conta bancária informada na Declaração do Imposto de Renda.

Leia mais

Ação em Lauro oferece serviço de orientação para declarar IR e MEI

INSS começa a pagar a primeira parcela do 13º salário

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

A consulta ao lote residual pode ser realizada pelo site da Receita Federal na internet, onde dá para ser feita a consulta simplificada. Se o contribuinte tiver dúvida sobre a pendência, também é possível realizar a consulta completa, pelo e-CAC.

Alternativa

Os contribuintes que tiverem algum problema com a conta informada podem procurar o Banco do Brasil, onde o crédito ficará disponível por um ano.

Depois desse prazo, será necessário fazer uma nova solicitação de pagamento no Portal e -CAC, pelo menu “Declarações e Demonstrativos”, escolhendo a opção “Meu Imposto de Renda”.

exclamção leia também