
Se você é mototaxista ou conhece algum, se ligue! Até quinta-feira (20), os 1.149 mil profissionais cadastrados junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) devem regularizar a situação cadastral junto à Prefeitura. A ação se dá por meio de vistoria técnica obrigatória dos mototáxis que operam legalmente em Salvador.
O que acontece se a situação não for regularizada?
Sem o cumprimento desta etapa, os condutores não poderão trabalhar de forma legal nas festas populares da capital baiana, a exemplo da Lavagem de Itapuã e do Carnaval.
Leia Também:
Pegue a visão
Os condutores interessados em manter a autorização para circular devem comparecer ao pátio de vistorias da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, e preencher um formulário utilizando dados como CPF, CNH, endereço, telefone, e-mail, alvará de circulação e placa do veículo. Além disso, os mototaxistas devem pagar uma taxa de vistoria no valor de R$58,89, referente ao Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que pode ser solicitado através da plataforma Salvador Digital (https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br).
De acordo com a Semob, Na Cotae o condutor deve apresentar os seguintes documentos: cartão de identificação, alvará de circulação e o seguro para terceiros, que é um documento previsto no regulamento. O veículo deve ser vistoriado no pátio da coordenadoria, onde são verificados aspectos de segurança, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), a exemplo de capacete, vestimenta para circular na motocicleta, além da vistoria técnica do veículo.
A coordenadora da Cotae, Luila Neves, destacou que não haverá prorrogação do prazo. "Estamos chegando ao fim do prazo para a vistoria obrigatória dos mototáxis, que encerra neste dia 20 de fevereiro. É fundamental que todos os profissionais regularizem sua situação, pois aqueles que não realizarem a vistoria dentro do período estabelecido estarão impedidos de atuar durante o Carnaval de Salvador. Quem estiver em situação irregular poderá ser autuado e ter o veículo retido no pátio. A vistoria garante a segurança dos passageiros e dos próprios mototaxistas", alertou.