
O mutirão nacional de saúde voltado exclusivamente para mulheres começou neste sábado (21) em Salvador e segue até este domingo (22). A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, integra o programa Agora Tem Especialistas e acontece em cerca de 40 unidades de saúde espalhadas pela cidade, incluindo o Hospital Professor Edgard Santos (Hupes) e a Maternidade Climério de Oliveira (MCO).
A ação oferece uma variedade de serviços de saúde para mulheres previamente agendadas, como ultrassonografias transvaginais, mamárias e de abdome, além de procedimentos cirúrgicos como laqueadura e outras intervenções ginecológicas. Também estão disponíveis atendimentos em oncologia, oftalmologia e ortopedia, buscando ampliar o acesso a cuidados especializados.
Leia Também:
O mutirão faz parte de uma mobilização nacional que envolve mais de 940 hospitais públicos, privados e filantrópicos. Entre os destaques está a oferta do Implanon, método contraceptivo subdérmico com eficácia de até três anos, e o transporte gratuito para pacientes, por meio de vouchers do aplicativo 99, garantindo acesso às unidades de saúde participantes.
Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa busca reduzir filas e facilitar o atendimento especializado às mulheres. Desde o lançamento do programa em 2025, mais de 127 mil procedimentos já foram realizados em todo o país, incluindo regiões remotas e territórios indígenas.
