
As baianas e também as demais brasileiras que enfrentam dificuldades para comprar absorventes agora têm um caminho mais rápido para conseguir o produto de graça. Desde terça-feira (28), as unidades básicas de Saúde (UBS) de todo o país estão autorizadas a emitir a liberação para retirada de absorventes menstruais nas farmácias populares, pelo programa Dignidade Menstrual – Um Ciclo de Respeito.
Leia Também:
O benefício é destinado a pessoas de 10 a 49 anos inscritas no CadÚnico, estudantes da rede pública e pessoas em situação de rua. Para ter direito, é preciso ter renda mensal de até R$ 218, além de possuir CPF e conta no Gov.Br.
Nas UBS, qualquer profissional de saúde — médico, enfermeiro, técnico de enfermagem ou agente comunitário — pode identificar quem tem direito e gerar a autorização diretamente nos sistemas e-SUS e e-Gestor APS. Depois, a retirada do material é feita nas farmácias credenciadas pelo Programa Farmácia Popular.
Passo a passo da retirada
⏩️ Presencial: vá até uma UBS, converse com o profissional de saúde e peça a impressão da autorização.
⏩️ Digital: acesse o aplicativo ou site Meu SUS Digital, clique em “Programa Dignidade Menstrual” e em “Emitir Autorização”. É necessário fazer login pelo Gov.Br.
⏩️ Na farmácia: apresente a autorização digital ou impressa junto a um documento oficial com foto e CPF.
A autorização tem validade de 180 dias e garante 40 unidades por beneficiária, cobrindo até dois ciclos menstruais.
