
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) fez um alerta para a galera que quiser brotar na praia durante a primavera em Salvador. Mesmo com a chegada da estação, ventos ainda muito fortes e instabilidade ainda deixam o período delicado e arriscado em Salvador, o que exige atenção.
Leia Também:
O coordenador do órgão, Kailani Dantas, relatou que a primavera costuma ser um período de muitas ocorrências com banhistas na cidade.
“Isso já é histórico e escalonado, porque a gente começa a ter um tempo mais firme com a saída do Inverno, porém o mar não se comporta da mesma forma que o clima. A maré ainda está carregando toda a configuração do inverno, permanecendo agitado por um bom período da primavera até a chegada do Verão, e isso acaba influenciando no aumento das ocorrências de afogamento”, explicou.
Para quem ainda assim deseja ir à praia, Kailani reforçou que é importante ter cuidado redobrado: “Recomendo que as pessoas se envolvam de todos os cuidados possíveis, evitando banho de mar onde não tiver posto de observação ou salva-vidas, respeitando as sinalizações, ficando atento às crianças e tentando não se expor”.
É recomendável procurar um posto com salva-vidas de plantão, como forma de receber orientação sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de evitar as áreas sinalizadas com bandeira vermelha.
Outra dica importante para os adultos é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.
Balanço
Desde o início do ano, a Salvamar já registrou mais de 50 mil ações preventivas, 61 socorros em via pública ou na faixa litorânea, além de contabilizar quase 270 salvamentos e duas crianças encontradas e devolvidas às famílias.
Previsão do tempo
Segundo informações do setor de Meteorologia da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o tempo para esta semana, entre a quarta-feira (8) e o domingo (12), dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, indica predomínio de sol, intercalado com momentos de nebulosidade e chuvas passageiras, especialmente no fim da semana.