26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

“Proteger é compromisso social”. - 13/05/2023, 07:00 - Maria Laura S. de Souza

Maio Laranja: Crianças participam de ação especial em Valéria

Evento faz parte da campanha nacional que dá visibilidade ao combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil

O Maio Laranja é uma campanha nacional que dá visibilidade ao combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil. Em celebração a data, a Prefeitura de Salvador realizou na quinta-feira (11) uma feira socioassistencial no bairro de Valéria. O tema do evento foi “Proteger é compromisso social”. Em 2021, Salvador contou com 314 casos de violência sexual com criança de 01 a 04 anos.

Uma pesquisa de 2021 da Secretaria Municipal de Saúde junto a Vigilância Sanitária e o Perfil Demográfico do IBGE (Censo), revelou que a violência sexual apresentou-se como primeiro tipo de violência na faixa etária de 01 a 04 anos. O segundo lugar vai para as faixas de 05 a 09 anos (361 casos) e de 10 a 14 anos (665 casos), e para os menores de um ano foram 54 casos sendo o terceiro tipo de violência para esta faixa.

Imagem ilustrativa da imagem Maio Laranja: Crianças participam de ação especial em Valéria
Foto: Divulgação

De acordo com a coordenadora municipal de Infância e Juventude, Dinsjani Pereira, os números ainda são assustadores. “Nós temos dados que mostram que mais de 75% dos casos de abuso sexual ainda acontece dentro dos lares. O número de meninas e meninas que são acometidos de violência também cresceu bastante e inclusive com gravidez no início da pré-adolescência”, revela.

Dinsjani explica ainda que o objetivo da feira é dialogar com as famílias, orientando sobre os cuidados necessários. “Conseguimos alcançar a família com a pauta infanto- juvenil, fortalecendo-as, falando das violências, cuidando com os serviços sociais, e, ao mesmo tempo, falando com as crianças sobre a violência”, explica.

A feira também contou com um espaço de bate-papo além de folhetos de orientação em todos os estandes e uma equipe de psicossocial para tirar dúvidas. “Essa equipe também fez um trabalho com as crianças, inclusive orientando com relação ao semáforo do toque: em que local pode tocar e em que local não pode, pra proteger e cuidar desse corpo infantil”, relata Dinsjani.

Imagem ilustrativa da imagem Maio Laranja: Crianças participam de ação especial em Valéria
Foto: Divulgação

As crianças puderam ter atendimento médico e odontológico. A feira também ofereceu orientações sobre escovação, vacinação, além de brincadeiras com os pequenos. A feira contou com diversos serviços das secretarias da prefeitura. Os moradores puderam acessar o Cadastro Único (CadÚnico), assistência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Houve ainda ação da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) com entrega de hortaliças e orientações alimentares, orientações da Política Sobre Drogas e do Programa Primeiro Passo, além de orientações jurídicas para situações familiares, entre outros serviços.

exclamção leia também