26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Se adiante - 25/01/2024, 10:47 - Rebeca Nascimento

Já fez sua inscrição no Sisu? Corre que é só até esta quinta-feira

Candidatos fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tiraram zero na redação, podem se inscrever

Os estudantes devem conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e escolher duas opções de curso.
Os estudantes devem conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e escolher duas opções de curso. |  Foto: Rafa Neddermeyer | Agência Brasil

Estudantes interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 tem até às 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (25) para realizar as inscrições. Os candidatos devem conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e escolher duas opções de curso.

Os candidatos fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tiraram zero na redação, podem se inscrever no Sisu e escolher e optar por concorrer às vagas em dois cursos.

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial, por escolha de curso, que é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas. Mas vale lembra que essa nota e a classificação dos candidatos oscilam conforme os inscritos e as novas inscrições.

Tem também a reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência.

A previsão é de que o Sisu divulgue o resultado final no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste. Na mesma data começará o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.

Até a noite desta quarta-feira (24), 1.156.941 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.196.597 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

exclamção leia também