O Governo Federal emitiu um alerta de atenção para a população que vai precisar declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao ano base 2023, que teve início na última sexta-feira (15) e segue até dia 30 de maio.
Isso porque, como o trâmite é feito feito on-line, golpistas se aproveitam para criar falsos sites ou aplicativos. Segundo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) foram identificadas campanhas maliciosas sobre a importância do tema e do início do período de entrega da declaração, induzindo usuários a baixarem e instalarem Apps falsos a partir das diferentes lojas de aplicativos para dispositivos móveis (Google Play Store para dispositivos Android ou App Store para dispositivos iOS).
Para evitar ser vítima de golpes, a recomendação do CTIR Gov é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize apenas essa página para fazer sua declaração. O aplicativo está disponível neste link para Android, e neste para IOS. Já o site oficial pode ser encontrado clicando aqui.