26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Bora doar sangue! - 27/04/2023, 07:00 - Maria Laura S. de Souza

Hemoba e PM lançam campanha para incentivar doação de sangue na Bahia

Uma unidade de coleta de sangue móvel está situada na Guarnição Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB)

Esta quinta-feira (27) é o último dia da Campanha Doe uma Gota de Carinho, promovida pela Fundação Hemoba e a Polícia Militar da Bahia. Uma unidade de coleta de sangue móvel está situada na Guarnição Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), e fica aberta das 8h às 16h. Além do atendimento a policiais, o hemóvel atende a população tanto para coleta de sangue, como para cadastramento de doadores de medula óssea.

A campanha ocorrerá também em todas as unidades da Hemoba no interior, até o dia 25 de maio. A meta do Hemóvel no CAB é coletar em média 80 bolsas por dia, totalizando 160 bolsas em toda campanha. Para isso, a direção planejou o local de acesso. “Tanto pra atender ao público da Polícia Militar, quanto para facilitar o acesso dos moradores da região e do entorno do CAB, e trabalhadores da estrutura da fundação Hemoba”, explica a Dra. Aline Dórea, Hematologista da fundação.

Imagem ilustrativa da imagem Hemoba e PM lançam campanha para incentivar doação de sangue na Bahia
Foto: Ascom Hemoba

A Dra. revela ainda que nesse momento, existe um estoque crítico dos grupos O+, O- e B+. Para ela, o sucesso na arrecadação de bolsas em todas as sedes dependem das parcerias com outras instituições. “Dessa forma podemos reforçar nossos estoques de sangue hemocomponentes e também pra levar o imóvel em diferentes locais da cidade facilitando o acesso dos doadores”, avalia.

Estiveram presentes na abertura da campanha estiveram presentes Roberto Fiúza, comandante do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Antônio Magalhães, comandante do Comando do Policiamento Regional da Capital, Major Janaína Caldas, coordenadora de Direitos Humanos da Polícia Militar, e o diretor geral da Fundação Hemoba, Luiz Catto.

Aline acredita que a campanha da Polícia Militar é importante para manter os estoques ativos. “Já aconteceu em anos anteriores, o resultado foi excelente, por isso é de nosso maior interesse manter essa parceria”, afirma. Para Major Janaína Caldas, coordenadora de Direitos Humanos da PM, a parceria com a Hemoba, “que foi construída há quatro anos e se perpetua até hoje, é pautada no amor, na união, no respeito e no compromisso com nossa sociedade”.

Imagem ilustrativa da imagem Hemoba e PM lançam campanha para incentivar doação de sangue na Bahia
Foto: Ascom Hemoba

De acordo com Aline, para fazer o cadastro de doador voluntário de medula óssea é necessário ter entre dezoito e trinta e cinco anos de idade e estar portando um documento de identificação oficial com foto. Também é preciso estar em bom estado geral de saúde e não ter nenhuma doença impeditiva. “Neoplasias malignas, doenças autoimunes e algumas doenças infecciosas não tratadas. O candidato que estiver nessas condições e tiver interesse de ser doador voluntário deverá ser submetido a coleta de uma amostra de sangue”, informa.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, apresentar documento com foto original e pesar mais de 50kg. A Hemoba também chama atenção para o preparo do corpo antes da doação: é preciso estar bem de saúde, descansado, bem alimentado, e ter evitando alimentos gordurosos. Não se pode fumar por pelo menos duas horas antes da doação e não ingerir bebida alcóolica 12 horas antes.

exclamção leia também