O Governo do Estado ofertará cerca de 30 mil exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, durante o Outubro Rosa. Em Salvador, a ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem início em 1º de outubro e vai até o dia 31 do mesmo mês, os exames podem ser agendados pelo site a partir desta sexta-feira (27).
Leia mais:
Estação Pernambués terá serviços de saúde gratuitos a partir desta terça
Liberdade terá Caravana dos Direitos Humanos; veja serviços oferecidos
Veja lista de serviços gratuitos oferecidos por faculdades de Salvador
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, haverá uma grande ação no dia 1º, na capital baiana, para marcar o início da campanha. “Na Arena Fonte Nova teremos oito unidades móveis que realizarão 1.085 exames de mamografia”, afirma a secretária.
A partir de 2 de outubro, ainda em Salvador, oito unidades móveis da Sesab farão atendimento de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto no feriado de 12 de outubro. Cada veículo tem a capacidade de realizar até 150 mamografias por dia e estarão em pontos estratégicos, como Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e Vila Militar dos Dendezeiros.
Para agendar o exame é simples: basta acessar o site escolher o dia, local e o turno, mas é importante ter atenção para os requisitos exigidos. São eles: não ter feito o exame a menos de um ano, não ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos. E no dia do exame é preciso levar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessária a requisição médica.
Confira os locais onde os exames serão feitos:
· UNEB - Cabula
· Mansão do Caminho - Pau da Lima
· OAF - Liberdade
· Salvador Norte Shopping - São Cristóvão
· Lar Harmonia - Piatã
· Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras - Cajazeira
· Policlínica de Escada - Escada
· Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Magalhães Neto (CAS) - Parque Bela Vista
· Vila Militar - Dendezeiros
· Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública - Cabula
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 4.230 casos para este somente na Bahia. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia.
"A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor", detalha a médica e superintendente estadual de Regulação, Mônica Hupsel.
A superintendente ainda pontua que o diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna das mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer para identificação da doença em fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida.