25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

SERVIÇOS - 18/11/2022, 07:24 - Everton Santos

Famílias ainda podem retirar kits gratuitos de parabólica digital

Em Salvador, a expectativa é de que 7 mil famílias recebam o kit

Famílias ainda podem buscar antena parabólica
Famílias ainda podem buscar antena parabólica |  Foto: Divulgação

Maria Laura S. de Souza*

A Siga Antenado, iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ainda está agendando instalações gratuitas da nova parabólica digital. O equipamento tem a missão de aposentar as parabólicas tradicionais, que em breve deixarão de funcionar. Desde o início dos agendamentos para instalação do kit gratuito no dia 9 de agosto, mais de 120 mil pessoas entraram em contato para obter informações.

Em Salvador, a expectativa é de que 7 mil famílias recebam o kit gratuito para a troca da antena parabólica pela digital. Até o momento, foram feitos 4,6 mil agendamentos na capital para a troca dos equipamentos.

Para saber se tem direito ao equipamento, a população deve entrar em contato através do número 0800 729 2404, ou acessar o site sigaantenado.com.br. No atendimento é necessário informar CPF ou NIS (número de identificação social) e responder a um questionário. As famílias beneficiárias precisam estar inscritas em algum programa social do Governo Federal e ter em casa uma parabólica tradicional instalada em funcionamento.

Leia mais:

Loteria: Ninguém acerta os seis números e Mega-Sena acumula prêmio

Bancos terão expediente especial em dias de jogos do Brasil

O kit fornecido pela instância conta com a nova parabólica digital, um receptor de sinal e controle remoto. A rede 5G é o que permite assistir TV com essa nova tecnologia. Contudo, as famílias que utilizam a parabólica tradicional podem identificar algum tipo de interferência nas imagens do aparelho, como chuviscos, imagens travadas e até a interrupção permanente da transmissão.

A rede Siga Antenado, por meio da assessoria, informou que a troca da parabólica convencional para o modelo digital precisa ser feita porque, em breve, o sinal das parabólicas tradicionais será interrompido. Isso ocorre por que o sinal 5G irá operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C). Por isso, quem utiliza esse serviço precisa fazer a mudança, para continuar recebendo o sinal de TV aberta, com mais qualidade de imagem e som, sem interferências.

A Siga Antenado é responsável por apoiar gratuitamente as pessoas de menor renda, inscritas no CadÚnico, na migração das parabólicas tradicionais para as digitais. As casas que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura, não sofrerão qualquer tipo de alteração.

O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca que as famílias que não tiverem direito ao kit gratuito também devem fazer a substituição de suas antenas parabólicas antigas para não ficar sem TV. “A nova tecnologia está à disposição de todos em todo o Brasil”, explica ele. “Já são mais de 40 canais sendo transmitidos pela banda Ku e com muito conteúdo local”, revela.


*Sob a supervisão
da editora Kenna Martins

exclamção leia também