Os candidatos inscritos no Concurso Nacional Público Unificado (CNPU) que desejam desistir da participação poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição a partir desta sexta-feira (5). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu que o prazo para solicitar o reembolso será de 5 a 7 de julho. O pedido deve ser feito online, diretamente na plataforma do concurso, e resultará no cancelamento da participação nas provas agendadas para 18 de agosto.
O anúncio foi realizado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta quinta-feira (4), em Brasília. A decisão visa atender os candidatos que possam ter sido prejudicados pelo adiamento das provas originalmente previstas para 5 de maio, remarcadas para 18 de agosto devido à calamidade pública no Rio Grande do Sul, causada por chuvas intensas e enchentes.
O concurso unificado atraiu mais de 2,1 milhões de inscritos, incluindo pagantes da taxa e isentos. As taxas de inscrição foram de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para cargos de nível superior.
As alterações, forçadas pela tragédia climática que acometeu o Rio Grande do Sul, mudaram todo o calendário do concurso. Veja como ficou:
- 5 a 7 de julho – prazo para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 5 a 7 de julho – abertura de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas;
- 7 de agosto - disponibilização dos cartões de confirmação de inscrição, com local de prova;
- 18 de agosto – aplicação das provas em 26 estados mais o Distrito Federal;
- 18 de agosto, após às 20h – divulgação dos cadernos de provas em PDFs;
- 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21 de agosto – prazo para entrar com eventuais recursos quanto às questões formuladas paras provas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 10 de setembro – disponibilização da imagem do cartão-resposta;
- 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
- janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação, quando o cargo prever.