A gratuidade no transporte público em algumas das principais cidades da Bahia será mantida neste segundo turno das eleições presidenciais, que acontece no domingo (30). Outra novidade, é que o governo do estado da Bahia está estudando a medida de oferecer gratuidade também no metrô Salvador-Lauro de Freitas.
Ainda neste segundo turno, o governo da Bahia confirmou com o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o órgão esclarecesse se a decisão tomada para os municípios valeria também para os todos estados. O governo questionou também se poderia disponibilizar o serviço, independentemente do veículo ônibus, metrô ou trens, algumas cidades na lista da concessão são Salvador, Lauro de Freitas , Jequié e Feira de Santana.
Em documento enviado ao STF, a Bahia citou diretamente o metrô, que liga Salvador a Lauro de Freitas, e é uma concessão estadual, e ainda atua em integração com os ônibus das duas cidades. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, no dia 22 deste mês, que os estados também podem oferecer, gratuitamente, o serviço de transporte público no dia da votação para o segundo turno.
O STF ainda recomenda que não haja redução de frota e o transporte público urbano seja mantido em níveis normais no domingo das eleições. Também como ocorreu no primeiro turno, os passageiros não vão pagar para utilizar o transporte público no domingo (30) do segundo turno de eleições. O objetivo é garantir a mobilidade dos eleitores no dia do pleito, assegurando o direito e ida para realização do voto. O decreto que deu a mesma garantia no primeiro turno manteve no segundo.