
Os passageiros da Linha 1 do metrô de Salvador seguem enfrentando perrengues na tarde desta terça-feira (19), após a paralisação que afetou passageiros desde o início da manhã. A situação gerou complicações nas estações Acesso Norte, Brotas e Lapa, deixando as pessoas injuriadas.
Leia Também:
Entenda tudo que está acontecendo com o metrô:
1- A estação Lapa foi fechada e precisou ser evacuada pela manhã, pouco depois das 7h, para resolução da falha operacional que atrasou o lado de dezenas de pessoas;
2- Ainda durante a manhã, a estação foi liberada e ficou operando com via única, de forma parcial entre as estações Acesso Norte e Lapa;
3- Pela tarde, por volta das 13h30, os terminais Campo da Pólvora e Lapa foram fechados para dar continuidade aos serviços de manutenção na Linha 1;

Em contato com a reportagem do Portal MASSA!, a CCR informou que ainda não há previsão exata para o retorno total das atividades, mas as equipes estão trabalhando no local para resolver os problemas o mais rápido possível.
A concessionária também informou que buzus especiais foram disponibilizados para ajudar a galera. "A empresa, em alinhamento com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), está disponibilizando ônibus gratuitos da estação Brotas para a Estação Lapa e da Estação Lapa para Brotas. A Concessionária lamenta o transtorno e está trabalhando o mais rápido possível para a normalização da operação".
Reforço nos demais modais
Para reduzir os impactos da paralisação, a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) montou um plano de contingência. Ao todo, 15 ônibus fazem o transporte dos passageiros.
"Na Estação Acesso Norte, o embarque pode ser realizado na plataforma A, ponto 02. Já na Lapa, os passageiros podem embarcar no subsolo do terminal, na plataforma I, ponto 5", informou a Semob, em nota.
Entre as medidas adotadas estão a criação de uma linha especial que circula do Terminal Acesso Norte até a Estação da Lapa via Av. Bonocô e o reforço da linha 1214 - Lapa x Engomadeira (via Acesso Norte), que atende passageiros do Campo da Pólvora em direção à Lapa.

Além disso, houve reforço nas linhas do sistema BRT Salvador, e passageiros oriundos da Linha 2 foram orientados a seguir para a Estação BRT Rodoviária, podendo chegar ao Centro pela linha B5 (Rodoviária x Lapa). Agentes da Semob e prepostos da Integra monitoram a operação da frota convencional e do BRT.
Usuários do metrô ficaram na bronca
Na Estação Acesso Norte, a usuária Eli relatou à reportagem do Grupo A TARDE dificuldades para entender o que estava acontecendo. "Na verdade, eu já estava na rua, não sei de nada. Foi confusão demais, e está meio atrapalhado aqui. Ninguém sabe informar nada", contou.
Outro usuário, Miralvo questionou a retomada da operação, que não teria acontecido completamente ainda. "A escada rolante está quebrada, o trem não vai até a Lapa, só até Brotas. Resumindo: atrasou tudo, vou chegar com quase uma hora de atraso", disse.
