27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Solidariedade - 30/11/2022, 13:35 - Louise Batista

Campanha Natal sem Fome arrecada doações em Feira Viver Sustentável

Pessoas podem doar alimentos não perecíveis durante feira que acontece dias 10 e 11 de dezembro na Igreja da Graça, além de participar da programação

O projeto conta com parceria da ONU, Prefeitura de Salvador e Mosteiro de São Bento, além do apoio de grandes empresas como a Vale, iFood, Coca-Cola, Claro, TikTok e Ancar; e com a contribuição de personalidades baianas
O projeto conta com parceria da ONU, Prefeitura de Salvador e Mosteiro de São Bento, além do apoio de grandes empresas como a Vale, iFood, Coca-Cola, Claro, TikTok e Ancar; e com a contribuição de personalidades baianas |  Foto: Divulgação

A Ação da Cidadania – Comitê Salvador está realizando a 30ª edição da Campanha Natal sem Fome, uma das maiores iniciativas de solidariedade do país. Na ocasião, a campanha participa da Feira Viver Sustentável nos dias 10 e 11 de dezembro, das 10h às 20h na Igreja da Graça (Av. Princesa Leopoldina, nº 133) para receber a doação de alimentos não perecíveis.

Durante o evento o público ainda pode participar de atividades artísticas, culturais e ter contato com a gastronomia saudável. As doações para o Natal sem Fome acontecem até 23 de dezembro em postos de arrecadação de alimentos no Mosteiro de São Bento, no Mosteiro Nossa Senhora da Graça, Igreja Nossa Senhora da Luz e Paróquia de Sant'Ana do Rio Vermelho. Interessados em contribuir financeiramente também podem doar através do pix: [email protected].

Leia mais

Sem pena, governo Bolsonaro corta mais de R$ 1,6 bilhão daSaúde

IBGE: Brasil alcança marca de 9 milhões de pessoasdesempregadas

O Natal Sem Fome tem como primeiro objetivo garantir que as famílias abaixo da linha de pobreza tenham uma refeição digna para comer no dia de Natal. Nesses anos, mostrou-se uma campanha de alcance nacional, capaz de mobilizar a sociedade e motivá-la a combater a fome. No entanto, o coordenador da Ação Cidadania em Salvador, Raimundo Bandeira, ressalta que no último ano as doações diminuíram, ao passo que o número de pessoas com fome e insegurança alimentar aumentou. “É importante manter a campanha ativa e lembrar que toda doação faz diferença. Instituições também podem ajudar inserindo nossos postos de coleta de alimentos. Como diria Betinho, o idealizador do nosso projeto: A Fome não espera e quem tem fome tem pressa”.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha Natal sem Fome arrecada doações em Feira Viver Sustentável
Foto: Divulgação

Ainda segundo Raimundo, em poucas ocasiões o Natal sem Fome tem tanto significado como neste ano, assumindo particular destaque em um momento que ouve um grande aumento do número de vítimas da fome devido ao impacto da pandemia. “O Brasil vive hoje sob os efeitos da crise intensificada durante o auge da covid-19, com 33 milhões de brasileiros em situação de FOME”, destaca Raimundo.

O projeto conta com parceria da ONU, Prefeitura de Salvador e Mosteiro de São Bento, além do apoio de grandes empresas como a Vale, iFood, Coca-Cola, Claro, TikTok e Ancar; e com a contribuição de personalidades baianas de sucesso como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gerônimo, Armandinho, Luiz Caldas, Magary Lord, Márcio Victor, Margareth Menezes, além de Gilberto Gil e Caetano Veloso

SOBRE O PROJETO

A campanha Natal Sem Fome foi criada em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, através da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, também fundada por ele no mesmo ano. O projeto convoca todos os brasileiros a exercerem a solidariedade através da doação de alimentos não perecíveis. Nesses anos, mostrou-se uma campanha de alcance nacional, capaz de mobilizar a sociedade e motivá-la a combater a fome.

A campanha é o maior projeto de visibilidade da Ação da Cidadania e foi a pioneira no Brasil em arrecadação de alimentos, com a distribuição em 29 anos de: 49.231 toneladas de alimentos, totalizando 4.931.000 cestas básicas, atendendo mais de 25 milhões de pessoas em todo país.

exclamção leia também