
A partir do dia 1° de outubro deste ano o Governo do Estado vai disponibilizar 40 mil mamografias para mulheres entre 40 e 69 anos, que serão realizadas no decorrer de todo o mês em policlínicas e pontos móveis de atendimento espalhados pela Bahia. A iniciativa faz parte da edição 2025 do Outubro Rosa.
Leia Também:
Todos os exames serão feitos mediante agendamento prévio pelo BA.GOV.BR, a partir de 6h desta quarta-feira (24). Para apoiar quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a CCR Metrô, disponibilizará três pontos fixos de marcação em Salvador, localizados nas estações da Lapa, Mussurunga e Pirajá, com funcionamento nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 7h às 17h. As vagas serão disponibilizadas gradativamente.
O serviço não é estendido a todas as mulheres, ainda que estejam dentro dessa faixa etária, como explica Fernanda Lima, diretora de Projetos Estratégicos da Sesab. “Esse exame de rastreio da campanha Outubro Rosa é indicado para as mulheres a partir de 40 anos, mas que não tenham sinais, sintomas ou achados na mama, justamente porque é um programa de rastreio. Então, as mulheres que já tenham sido diagnosticadas, elas precisam procurar um médico mastologista para fazer o seu acompanhamento”, alertou em entrevista ao MASSA!.

Em Salvador, os exames serão realizados em carretas que têm a capacidade de realizar até 154 procedimentos por dia. As unidades móveis ficarão nos bairros: Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D'Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe, Caminho das Árvores. O calendário completo está disponível no site www.saude.ba.gov.br.
No interior, os atendimentos serão realizados pelas 24 Policlínicas Regionais, que ficam em Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde. O público-alvo deve procurar as secretarias municipais de Saúde para realizar o agendamento dos exames.
Serão realizados também mutirões nos dias 11 e 25 de outubro no Centro Estadual de Oncologia (Cican), Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, e no Hospital Geral de Guanambi, com oferta de 40 vagas por sábado em cada unidade, com foco em rastreio e diagnóstico precoce.