29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Aproveite - 04/09/2023, 12:23 - Da Redação- Atualizado em 04/09/2023, 13:06

Bahia Criativa promove cursos gratuitos em empreendedorismo cultural

Interessados podem se inscrever até o dia 11 de setembro; são 80 vagas no total

Evento da Bahia Criativa
Evento da Bahia Criativa |  Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para o projeto Cria Bahia Criativa, que vai oferecer gratuitamente um ciclo de capacitação para empreendedores da economia da cultura. As pessoas interessadas em participar da seleção podem se inscrever por meio do link até o dia 11 de setembro. São 80 vagas e o resultado será divulgado no dia 14. Para garantir a participação de representantes de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, será reservada uma vaga por território.

O ciclo vai incluir formação e consultoria coletiva em Empreendedorismo Cultural, com o objetivo de qualificar os participantes para um melhor desempenho nas suas atividades e fornecer suporte para que desenvolvam projetos culturais nas diversas linguagens artísticas e expressões da Cultura. Com um total de 108 horas de capacitação por turma, o programa formativo vai acontecer de modo on-line, entre os dias 18 de setembro e 9 de dezembro de 2023. Ao final, cada participante terá em mãos um anteprojeto para captação de recursos, que será produzido ao longo do ciclo, com o apoio da equipe de instrutores e consultores. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail [email protected].

As capacitações serão ministradas por profissionais e especialistas com vasta atuação no campo da cultura e do empreendedorismo cultural. Entre os temas que serão trabalhados estão “Elaboração de Projetos”, “Gestão Financeira”, “Financiamento de Empreendimentos Criativos”, “Marketing para Empreendedores Culturais”, “Enquadramentos de Projetos Culturais”, “Formatação de Portfólio” e “Preparação para Pitching”.

“Com o Cria Bahia Criativa, ao capacitar empreendedores do setor cultural, buscamos também expandir as possibilidades de financiamento do setor e de concretização dos mais variados projetos culturais. Entendemos essa ação como estratégica e estruturante para o fortalecimento do campo cultural”, explica Fernando Santos, diretor de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa).

O Projeto Cria Bahia Criativa é realizado pelo Ministério da Cultura do Governo do Brasil e pelo Governo da Bahia, através da Diretoria de Economia da Cultura da Superintendência de Promoção Cultural/SecultBa, com a produção da Benditas Projetos Criativos.

Sobre o Bahia Criativa

O Escritório Bahia Criativa integra as ações do Governo Estadual para o desenvolvimento da economia da cultura na Bahia. Trata-se de uma ação finalística da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), executada pela Diretoria de Economia da Cultura (DEC) da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult). Inaugurado em 14 de maio de 2014, o Escritório está localizado no Forte do Barbalho, em Salvador, e tem como missão formar, qualificar e orientar profissionais e empresas ligadas aos setores criativos em todo o território baiano, operando, também, como meio de articulação entre profissionais criativos e organismos públicos e privados. Desde a sua inauguração, já realizou mais de 5 mil atendimentos, beneficiando profissionais e empreendedores nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

exclamção leia também