27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Se ligue - 15/03/2024, 09:41 - Da Redação

Aprenda a fazer declaração do IR pelo aplicativo do Governo Federal

Prazo para declaração do Imposto de Renda tem início nesta sexta-feira

Aplicativo pode ser acessado pelo celular ou computador
Aplicativo pode ser acessado pelo celular ou computador |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Começa nesta sexta-feira (15) o prazo para declaração do Imposto de Renda 2024, que deve ser entregue até 31 de maio.

A novidade para este ano é que, aqueles que têm cadastro na conta GOV.BR, podem preencher a Declaração de Imposto de Renda 2024 de forma mais fácil, já que a plataforma permite o preenchimento automático de alguns dados.

Por exemplo, informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.

Cadastro

O cadastro no GOV.BR é simples, conforme o passo a passo abaixo:

- Acesse a loja de aplicativos a partir do seu dispositivo.

- Faça o download e abra o aplicativo.

- A partir desse momento, o processo é igual ao do portal: digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta.

Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível Bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta oferece o aumento de nível de conta automaticamente.

Para subir para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco, caso a entidade financeira seja uma dos doze que estão credenciadas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay /Original.

Já para ter acesso ao nível máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Nesse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil. Em caso de dúvidas, acesse a página gov.br/conta .

exclamção leia também