A 19ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência e do Ódio Religioso e Pela Paz acontecerá nesta quarta-feira (15), a partir das 14 horas. Com reflexões a partir do tema “Encontro de Gerações”, a marcha tem como ponto de concentração o monumento em homenagem a Mãe Ruinhó, no final de linha do Engenho Velho da Federação.
A caminhada reúne membros das diversas tradições das religiões de matrizes africanas, como candomblé, umbanda, dentre outros.
Ela surgiu como um desdobramento da luta contra a intolerância religiosa e é organizada por representantes dos terreiros localizados no Engenho Velho da Federação, um bairro que é considerado um quilombo urbano por conta da concentração histórica das diversas comunidades religiosas de base afro-brasileira.
A caminhada percorre um roteiro composto por localidades como Rua Apolinário Santana, Avenida Cardeal da Silva, Avenida Vasco da Gama e Ladeira Manoel Bonfim.
A cada passagem ela é saudada com cantos e outras manifestações nas imediações de comunidades religiosas da região como Tanuri Junsara, Terreiro do Cobre, Terreiro Odé Mirim, Terreiro Gantois, Terreiro Oxumarê, Casa Branca do Engenho Velho da Federação, Tumba Junsara, Bogum, dentre outros.