
Foi descoberto um novo vírus de celular especializado em roubar dinheiro de contas bancárias. Caso sejam afetados, hackers podem invadir celulares com sistema Android e controlar transferências.
Disfarçado de aplicativo de extensão .APK [formato de arquivos de apps Android], o vírus pode chegar ao aparelho via download de arquivos baixados fora da loja oficial da Google. Com isso, um trojan bancário pode alterar chaves do sistema Pix e substituir por dados de criminosos.
Além de alterar destinatários de transferências, o trojan, chamado de Brats, pode ainda aumentar o valor quer seria enviado com base no valor total que a vítima possuir na conta.
Há tipos do Brats que são capazes de roubar quase todo o dinheiro dos lesados. O vírus já foi detectado mais de 1.500 vezes de janeiro até o então, segundo a Kaspersky, empresa especializada em softwares de segurança.
A companhia alerta que há risco do trojan bancário se espalhar mais, já sendo o segundo mais detectado por eles, mesmo tendo sido descoberto apenas no fim de 2022.
A Kaspersky recomenda não baixar aplicativos por fora da loja oficial da Google, além de chamar atenção para recursos de acessibilidade que estes downloads trazem. Caso a vítima conceda permissão solicitada pelo programa, liberaria a entrada da ameaça cibernética no celular.