Uma manifestação foi realizada na Estrada do Derba por um grupo de moradores do bairro de Valéria, em Salvador, nesta segunda-feira (16). Os protestantes alegaram violência policial contra dois jovens que foram baleados enquanto andavam de moto na noite de domingo (15), na localidade "Lagoa da Paixão", no mesmo bairro.
Leia mais:
Quase 80 chefões do crime na Bahia foram presos em 2024, aponta Werner
Entre homicidas a estupradores, reconhecimento facial já prendeu 629
Homicida tenta entrar em jogo do Bahia e é capturado pela polícia
Durante a manifestação, alguns homens tentaram atravessar dois ônibus na via. Imagens da TV Record mostraram o exato momento em que os buzus foram parados por indivíduos encapuzados e os passageiros desceram dos veículos. No entanto, a Polícia Militar chegou rapidamente ao local e desarticulou a ação.
Em entrevista exclusiva ao Grupo A TARDE, o Secretário da Segurança Pública Marcelo Werner disse que assim que a pasta tem conhecimento de qualquer ação do tipo todas as forças são mobilizadas, para que protejam tanto o patrimônio, mas também os moradores. Além de que a Polícia Civil e o DPT foram acionados para investigar o caso.
"Assim que temos conhecimento de qualquer manifestação, todas as forças de segurança são mobilizadas. Então houve a mobilização da Polícia Militar, com o reforço do policiamento, do Corpo de Bombeiros, para evitar qualquer tipo de dano ao patrimônio e às pessoas presentes. A Polícia Civil e o DPT foram acionados para investigar o eventual fato noticiado a partir de qualquer evento ou manifestação. Isso está sendo feito. De imediato, o protocolo é acionado para realizar a investigação. É importante destacar que lamentamos qualquer evento que envolva a morte de pessoas", explicou.
Veja:
Ataques a ônibus e combate às facções
Werner também explicou que algumas ações acontecem em razão do combate às facções criminosas, mas que a inteligência monitora e as ações de prevenção são implementadas. No entanto, quando algum tipo de ação dessa natureza ocorre, as forças de segurança tomarão as medidas cabíveis.
"Sabemos que, muitas das vezes, isso se dá em razão do enfrentamento às facções, em específico, na tentativa que elas têm de impor a violência à comunidade ou de realizar uma invasão. A gente monitora isso pela inteligência, faz várias ações de prevenção e, quando ocorre algum tipo de fato dessa natureza, de imediato, as forças de segurança farão atuação específica e começarão todas as medidas cabíveis para alcançar os responsáveis e levá-los à justiça, como aconteceu em casos anteriores deste ano, onde pessoas que tinham sido perpetradoras de incêndio a ônibus foram alcançadas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, presas e colocadas à justiça", relatou.