Iniciada na madrugada desta quinta-feira (21), a 12ª fase da Operação Unum Corpus foi deflagrada em mais de 400 municípios baianos, com exceção de Salvador, e já conta com ao menos 267 membros de facções criminosas mandadas para atrás das grades. Além disso, 42 armas de fogo foram apreendidas nas ações.
Os sujeitos foram 'pegos no pulo' em situação de flagrante e com mandados judiciais nas costas. Dentre os detidos, 97 tem histórico de envolvimento com homicídios e assassinatos.
A diligência também localizou três lideranças de facções criminosas de outros estados que possuem divisões atuando na Bahia. Pedro Víctor Fatel Costa Leite, vulgo 'Fatel', foi morto após 'tentar a sorte' em fogo cruzado com agentes da Polícia Civil. Ele era chefão de uma facção com ligação a outro bonde criminoso do Rio de Janeiro e orquestrava o tráfico de drogas e homicídios na região sudoeste, baixo sul e sul da Bahia.
Leia mais:
Operação: líder do tráfico de Itacaré tomba durante cerco policial
Bahia: operação contra facções já tem mais de 10 armas apreendidas
Polícia monta cerco contra membros de facção e prende 90; acompanhe
Outros dois 'cabeças caras' de facções de outros estados também foram identificados e alcançados. Danilo Silva dos Santos, que tem envolvimento com homicídios, tráfico de drogas e roubo tentou se fazer de difícil, trocou tiro com as autoridades e teve o CPF cancelado, na região de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia.
Um terceiro suspeito foi preso em Santo Amaro. A polícia cumpriu mais de 300 mandados de prisão e busca, em ações desenvolvidas pelos policiais do Departamento de Polícia do Interior (Depin), com o apoio das 12 equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).