
Uma pessoa foi presa e mais de 10 armas foram apreendidas em duas operações deflagradas pelas forças estaduais da Bahia e pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (9), após o bang-bang comer no centro no extremo sul do estado.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a primeira operação, denominada ‘Sombras da Mata’, é fruto de investigações de um confronto que ocorreu no dia 28 de outubro, na cidade de Itamaraju, que deixou dois pequenos produtores rurais mortos e um gravemente ferido. Um grupo de indígenas seria o autor do ataque.
Já a segunda operação realizada pelas forças de segurança é a Tekó Porã, que investiga um ataque contra indígenas da aldeia Aldeia KAI, no dia 1º de outubro, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado (BA). Investigações apontam que os indígenas estavam em uma propriedade rural quando o grupo chegou para expulsá-los. Na ação, duas pessoas ficaram feridas.
Ação conjunta
Segundo a SSP, a ação simultânea das operações desencadeadas nesta terça (9), reforça a atuação imparcial da Polícia Federal na repressão e combate a indivíduos que, atendendo aos próprios interesses, se utilizam da temática de demandas legítimas dos povos originários, para o cometimento de crimes, o que fomenta e retroalimenta a violência dos conflitos fundiários.

As operações foram coordenadas pela Força Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro (PF, CORE/PCBA e BOPE/PMBA), em conjunto com o Comando de Operações Táticas – COT/PF, da Polícia Militar/BA (BOPE, CAEMA, CIPPA, RONDESP, equipes do CPR Extremo Sul e CPR Sul), da Força Nacional e da Polícia Civil/BA (8ª COORPIN de Teixeira de Freitas/BA).
