26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

operação da PM - 24/07/2025, 15:05 - Bruno Dias e Luan Julião

Tiros e blindados da PM: entenda o que está rolando na Federação

Moradores presenciaram um tiroteio nas imediações do bairro, com a presença de agentes da Polícia Militar

Dois blindados 'brotaram' no bairro da Federação em Salvador
Dois blindados 'brotaram' no bairro da Federação em Salvador |  Foto: Luan Julião | Ag. A TARDE

Moradores do bairro da Federação, em Salvador, passaram por momentos de pânico ao presenciarem um tiroteio nas imediações do Parque São Braz, próximo a um conjunto residencial, no fim da manhã desta quinta-feira (24).

Leia Também:

Os tiros ocorreram durante a ação da Polícia Militar, chamada de Operação Dominus Areae, com o objetivo de partir pra cima do tráfico de drogas na região e reforçar a sensação de segurança para a população. Diante disso, agentes da corporação brotaram em peso com o uso de dois blindados operacionais.

Rondas e abordagens foram realizadas na região, resultando na prisão de dois suspeitos. Outros dois elementos foram atingidos durante 'bang-bang' com os soldados e socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Por conta da operação, o funcionamento dos buzus no bairro sofreu uma alteração. O fim de linha foi temporariamente transferido para a Avenida Cardeal da Silva, na entrada do bairro. Ao fim da missão, que segue durante o dia, o serviço deve ser normalizado.

Facções disputam o controle do território

O Engenho Velho da Federação é considerado uma área estratégica para o tráfico de drogas, com cinco localidades de atenção prioritária pelas forças de segurança. As regiões conhecidas como Buraco da Gia e parte da Muriçoca são áreas de forte influência do Bonde do Maluco (BDM), enquanto as localidades da Lajinha, Forno e Baixa da Égua historicamente são dominadas pelo Comando Vermelho (CV).

Essa ligação do CV com o território baiano remonta ao início dos anos 2000, com a formação da chamada Comissão da Paz, criada por Pitty, um dos nomes mais influentes do crime organizado no estado. Mesmo preso, Pitty manteve sua liderança por anos, articulando ações criminosas que envolviam desde roubos milionários a bancos até execuções ligadas à guerra do tráfico. Sua facção chegou a dominar áreas como Cidade Nova, IAPI, Pau Miúdo, Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos e parte do Engenho Velho da Federação.

exclamção leia também