Um suspeito de assassinar Amilton Mendes de Araújo, conhecido como 'Cabo Amilton', no último dia 18, foi apreendido na tarde de quarta-feira (29), por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele fazia segurança irregular em estabelecimentos do comércio do Centro de Salvador e foi atingido por disparos de arma de fogo próximo à Rua das Frutas, na Av. Joana Angélica.
Já o suspeito foi encontrado no bairro do Comércio, próximo ao Elevador Lacerda. Segundo as investigações, o autor dos disparos se preparava para praticar crimes contra o patrimônio quando foi abordado pelos policiais da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), responsável pela apuração da morte do segurança clandestino.
O criminoso já possui diversas passagens pela polícia, inclusive na Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos (DRFR), além de ter mandado de prisão com sentença condenatória de 11 anos, 4 meses e 20 dias de reclusão por roubo qualificado. Ele foi interrogado nos autos do inquérito que apura a morte de Amilton, e passou também por exames de praxe, antes de ser custodiado, ficando à disposição da Vara de Execuções Penais.