26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

evidente melhora - 06/03/2024, 12:13 - Bruno Dias e Cássio Moreira- Atualizado em 06/03/2024, 14:04

Subsecretário da SSP aponta queda de roubos a bancos na Bahia este ano

Em 2023, três casos contra instituições financeiras ocorreram nos primeiros três meses

Subsecretário da SSP, Marcelo de Oliveira, disse que roubos a bancos diminuíram neste primeiro semestre de 2024
Subsecretário da SSP, Marcelo de Oliveira, disse que roubos a bancos diminuíram neste primeiro semestre de 2024 |  Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

O primeiro semestre de 2024 vem apresentando uma melhora significativa nas estatísticas de ocorrências em relação ao ano anterior, conforme os casos computados pela Secretaria de Segurança Pública. Reflexo disso, foi a diminuição para zero no número de assaltos a bancos registrados na Bahia nos últimos três meses.

A informação foi passada pelo Subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, em coletiva com a imprensa sobre o Balanço do Bimestre de 2024, nesta quarta-feira (6), no Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no CAB.

"Todos os tempos, não longas datas atrás, nós vivíamos uma realidade absolutamente diferente no estado da Bahia em relação a tentativas de roubos contra instituições financeiras. No ano passado, nesse primeiro semestre, a gente teve três eventos, e esse ano, até agora, estamos com nenhum evento. Então, temos uma baixa absoluta aí", detalhou.

Casos de roubos a bancos na Bahia em 2024 reduziram para zero em relação ao ano anterior
Casos de roubos a bancos na Bahia em 2024 reduziram para zero em relação ao ano anterior | Foto: Cássio Moreira / Portal MASSA!

Leia mais:

Operação da PF investiga fraudes em benefícios do Bolsa Família

Posto de gasolina em Salvador é assaltado após não pagar pedágio ao CV

Bonde pesado manda rival pro espaço no IAPI; polícia investiga

Segundo ele, o resultado positivo é consequência de uma série de ações e esforços conjuntos que ocorrem no dia-a-dia. "É um trabalho contínuo, é um trabalho que envolve ações diárias, ações de inteligentes estruturantes, é uma ação que envolve investimentos, muitas vezes pesados, em estruturas governamentais, em equipamentos, em soluções tecnológicas, em muito tratamento de dados e fontes de forma integrada", disse.

Apesar de das ocorrências nulas, ainda sim foi efetuada a prisão de 'emocionado' inspirados na série La casa de Papel, que pretendiam usar equipamentos pesados para repetir o feito da história fictícia em Salvador.

"A gente volta a ressaltar, foram zero eventos, mas tivemos prisões de pessoas envolvidas com esse tipo de delito anteriormente. Eles estavam inclusive com armamento, com emoção em gel para explodir, pode ser usado para explodir um caixa eletrônico, para explodir um cofre de um banco. Então a gente conseguiu evitar que esses eventos acontecessem em solo baiano.

exclamção leia também