O desafio de sobreviver em bairros, como por exemplo, Águas Claras, em Salvador, virou teste de paciência e resistência. Por conta disso, rodoviários encerraram as atividades em linhas que circulam na região, após tomarem esta decisão na tarde desta quarta-feira (19). Ainda não há previsão de retomada do serviço de transporte público na localidade.
O Portal MASSA! conversou com o diretor de Relações Institucionais da Integra, Jorge Castro, para saber como o sistema patronal analisa esse turbulento momento de insegurança para os colaboradores. Ele cobrou a atuação das forças de segurança pública contra a criminalidade.
Mais cedo, Leandro Bispo dos Santos, conhecido pelo vulgo de ‘Robissão’ e ‘Madimbu’, morreu ao trocar tiros com policiais militares na Rua Jardim das Alfazemas, em São Cristóvão. O indivíduo tinha forte atuação em regiões como Águas Claras e Cajazeiras.
“Lamentamos tudo. A Secretaria de Segurança Pública é quem deve prestar maiores informações. Estamos em uma situação muito delicada”, declarou o profissional em entrevista à reportagem.
Leia mais
Urgente! Buzus 'fecham as portas' por insegurança em Águas Claras
Arenoso e Tancredo: BDM fica 'malucão' e anuncia massacre contra CV
Jovem é massacrado na cabeça na região de São Marcos
Ainda conforme apurado pelo Portal MASSA!, situações como essa correria para colocar os ônibus nas garagens antes do horário tradicional já ocorreu mais de 6 vezes. "O retorno da operação somente ocorrerá após restabelecimento total das condições de segurança para a prestação do serviço", relatou uma nota enviada pela Associação das Concessionárias do Serviço de Transporte Público de Passageiros por Ônibus Urbanos de Salvador (Integra).
População e policiamento
Um morador de Águas Claras, identificado apenas pelo prenome de Ícaro por questão de segurança, revelou detalhes de um suposto toque de recolher. “O cara que mataram lá no Barro Duro, ele era dono de uma das bocas de Águas Claras. A parada aconteceu lá longe, na casa da desgr*** tá influenciando aqui. Não tive informação concreta, mas tão dizendo que vai ter toque de recolher hoje”, detalhou.
A Polícia Militar garantiu que agentes do 22º BPM realizam rondas diárias e abordagens para prevenir a disseminação da criminalidade. “O policiamento está reforçado na estação com guarnições de RP e operação CTS”, mencionou a corporação, por meio de nota.
Equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Central ampliaram a linha de frente. Moradores podem acionar a instituição por meio do 190 ou do 181 para entregar novidades.