27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Atenção redobrada - 03/12/2023, 17:00 - Da Redação

Seis jiboias enroladas em bicicletas são resgatadas no Cabula V

Polícia Militar foi acionada para fazer o resgate dos animais no último sábado (2)

Seis jiboias enroladas em bicicletas são resgatadas pela Coppa da Polícia Militar
Seis jiboias enroladas em bicicletas são resgatadas pela Coppa da Polícia Militar |  Foto: Divulgação/SSP

Equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) da PM foram acionadas, na manhã do último sábado (2), para resgatar seis serpentes tipo jiboia. Elas estavam enroladas em bicicletas no bicicletário de um condomínio no bairro do Cabula V, em Salvador.

Os moradores do Edifício Residencial Luca ficaram bastantes assustados com a visita dos animais e logo entraram em contato com a unidade ambiental. Rapidamente, os PMs foram até o local fazer o resgate.

A comandante da Coppa, major Érica Patrícia, deu detalhes sobre o resgate: "Acreditamos que elas fugiram de um incêndio que aconteceu próximo ao bairro. Também levamos em consideração as altas temperaturas que afetam a capital. Elas procuram áreas urbanas para se proteger".

As serpentes foram retiradas com bastante cuidado e atenção. Os policiais utilizaram equipamentos de proteção, pinça para captura, além de uma caixa adequada para condução sem estresse e com cautela.

“Quem se deparar com qualquer tipo de réptil, seja venenoso ou não, em primeiro lugar mantenha distância do animal e ligue imediatamente para o 190. Matar ou criar animais silvestres sem a devida autorização são crimes previstos na lei 9.605 de 1998”, reforçou a oficial.

Após o resgate, os animais foram encaminhados para a sede do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). As serpentes passarão por avaliação de veterinários e posteriormente serão devolvidas para a natureza em segurança.

Veja fotos:

Elas estavam no bicicletário de um condomínio no bairro do Cabula V, em Salvador
Elas estavam no bicicletário de um condomínio no bairro do Cabula V, em Salvador | Foto: Divulgação/SSP
Seis serpentes do tipo jiboia foram resgatadas por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) da PM
Seis serpentes do tipo jiboia foram resgatadas por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) da PM | Foto: Divulgação/SSP
PMs receberam o chamado de moradores do Edifício Residencial Luca, indicando a presença dos animais
PMs receberam o chamado de moradores do Edifício Residencial Luca, indicando a presença dos animais | Foto: Divulgação/SSP

exclamção leia também