As Forças de Segurança Pública da Bahia já apreenderem 25 fuzis no estado em 2024. Até aqui, o estado teve um total de 2.169 armas de fogo de todos os tipos apreendidas, uma média de 17 por dia, representando um aumento de quase 24% em relação ao ano passado. Os números foram apresentados em coletiva realizada pela Secretaria da Segurança Pública nesta quarta-feira (15).
O último dos 25 fuzis foi apreendido foi encontrado na cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina, durante ação conjunta das Polícias Militar e Civil, deflagrada na noite de terça-feira (14). A população tem ficado em estado de alerta com o número de armas de grande porte apreendidas no estado, especialmente em Salvador, e o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, comentou como a pasta tem investigado e lidado com essa questão.
"O Governo Federal fez uma operação chamada DACO, que identificou rotas internacionais de tráfico de armas, que vinham na sua grande maioria do Paraguai", contou Werner. "[As armas] vinham do leste europeu, chegavam no Paraguai, e a partir dali chegavam aos estados do Sudeste e, na sequência, aos estados do Nordeste", explicou.
O secretário destacou ainda que as forças de segurança têm feito um trabalho articulado e estratégico para impedir que as armas cheguem até aqui. "A gente trabalha assim e vai continuar trabalhando para mapear e fortalecer o trabalho nas fronteiras. Então, a gente tem trabalhado com a Polícia Rodoviária Federal, com a própria Polícia Rodoviária Estadual, para cada vez mais fazer fiscalizações na área de fronteira, porque a gente sabe que essas armas vêm do Sudeste a partir de uma rota internacional de armas", disse.
Veja os locais do estado onde os 25 fuzis foram apreendidos:
8 de janeiro - Juazeiro
9 de janeiro - Maragogipe
16 de janeiro - Paripe, em Salvador
18 de janeiro - Chapada Diamantina
22 de janeiro - Feira de Santana
25 de janeiro - Ilhéus
26 de janeiro - Dois encontrados em Itapuã, em Salvador
29 de janeiro - Dois encontrados em Engenho Velho da Federação, em Salvador
7 de fevereiro - Engomadeira, em Salvador
13 de fevereiro, Portão, em Lauro de Freitas
23 de fevereiro - Vera Cruz
4 de março - Dois encontrados em Valéria, em Salvador
16 de março - Itabuna
2 de abril - Sapeaçu
2 de abril - Juazeiro
15 de abril - Periperi, em Salvador
21 de abril - Periperi, em Salvador
5 de maio - Vila Verde, em Salvador
7 de maio - Ceasa
12 de maio - Vitória de Santo Antão (PE), com apoio da polícia da Bahia
14 de maio - Chapada Diamantina