
Salvador ficou no topo do ranking de tiroteios registrados em maio de 2025 em cidades da Bahia, com 96 ocorrências, de acordo com o levantamento de Segurança Pública divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado nesta segunda-feira (9). A capital também concentrou o número de 78 mortos e 21 feridos no mês.
De acordo com o documento, os bairros que mais aparecem no mapa da violência são Rio Sena, Brotas, Beiru, Águas Claras, Vera Cruz e Nordeste de Amaralina. Já Região Metropolitana, o destaque negativo ficou com Camaçari, Lauro de Freitas e Dias D’Ávila.
Adolescentes na mira
Cerca de 150 pessoas foram baleadas nas áreas monitoradas, com 122 mortes e 28 feridos. O número de jovens também subiu, com dez adolescentes atingidos, sete em Salvador, dois em Lauro de Freitas e um em Camaçari. Esse foi o maior registro de adolescentes baleados em um único mês na Bahia.
Do total de tiroteios mapeados, 59 ocorreram durante operações policiais, o que representa um aumento de 16% em relação ao mesmo mês de 2024. Em maio do ano passado, foram 51 registros com esse perfil. Também foram registrados, neste ano, 15 confrontos entre facções rivais, que terminaram com 12 mortos e quatro feridos. O mês ainda contabilizou cinco chacinas, onde 15 pessoas foram mortas.
Perfil dos atingidos
A maioria das vítimas dos tiroteios foi do sexo masculino. Também foram registrados casos envolvendo crianças, idosos, mototaxistas e um agente de segurança.