O número de roubos a ônibus na Bahia caiu 36% nos meses de janeiro a setembro deste ano, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Em comparação ao mesmo período do ano passado, em números absolutos, houve a diminuição de 882 para 563 assaltos a coletivos. São 319 ocorrências a menos em relação aos mesmos nove meses de 2023.
Leia mais:
Polícia prende quatro foragidos da Justiça por estupro e homicídio
Carro furtado é recuperado pela PM no interior da Bahia; homem é preso
"Ele não era bandido", afirma mãe de empresário morto após furar blitz
De acordo com o tenente-coronel Reginaldo Moraes, comandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos, a integração do Batalhão Gêmeos e as demais unidades de Salvador e Região Metropolitana, bem como com a Delegacia Especializada de Roubos a Coletivos, tem sido essencial para alcançar os resultados.
“A Operação Vectura foi criada nesta gestão e conta com o apoio operacional das unidades orgânicas que compõem o Comando de Policiamento e Apoio Operacional, além da Ronda Noturna, que faz o acompanhamento dos ônibus nas madrugadas até que eles cheguem às garagens. Iniciativas essenciais para a diminuição dos roubos a ônibus”, disse.
A Polícia Civil também tem reforçado as ações especializadas de combate ao furto e roubo a ônibus. Em abril deste ano, implantou a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos em Coletivos para aprimorar as ações de polícia judiciária e a intensificação das atuações com foco na recuperação dos aparelhos celulares roubados em coletivo. Com as iniciativas, mais de 200 aparelhos foram recuperados, além da identificação de criminosos reincidentes neste tipo de crime.
Desde a criação da delegacia especializada, 32 prisões em flagrante por roubo a coletivo e receptação de aparelhos roubados foram realizadas, além do cumprimento de 16 mandados de prisão.