29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Comunidade pede paz - 20/04/2023, 09:19 - Da Redação

Rede estadual de ensino promove ações pela paz nesta quinta-feira

Dia 20 foi escolhido por conta dos supostos ataques que estavam marcados

Pedidos de paz marcam a rede estadual de ensino
Pedidos de paz marcam a rede estadual de ensino |  Foto: Shirley Stolze/Ag. A TARDE

Nesta quinta-feira (20), a rede estadual de educação promove diversas atividades voltadas para a cultura de paz nas escolas. Os alunos foram recebidos com café da manhã e terão várias atividades ao longo do dia. A iniciativa faz parte das ações adotadas pelo governo da Bahia para conter a onda de violência que atinge as instituições de ensino do país

O Colégio Estadual de Tempo Integral Paulo Marques e Marques, no bairro de São Cristóvão, é uma das unidades de ensino que participam da iniciativa. Às 6h40, os estudantes foram recepcionados com música para o café da manhã.

"Todos os dias, nós abrimos os portões da escola e acolhemos os nossos estudantes com muito afeto e nesta quinta-feira, vamos ter um saxofonista que preparou um repertório muito especial para o café da manhã, que é o primeiro momento de integração dos estudantes ao chegarem na escola. Também estamos preparando uma surpresa, que é a entrega de pirulitos em forma de coração, para demonstrar, simbolicamente, que cada um é muito precioso para nós", afirmou, em nota, a diretora do colégio, Liliane Fonseca.

No Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila Canária, a direção, professores e coordenadores pedagógicos promovem um diálogo com mães, pais e responsáveis a partir das 8h30, no auditório do colégio.

"As reuniões com os pais já fazem parte da nossa rotina, mas, neste momento, estamos potencializando para que as famílias continuem estabelecendo conosco esta relação de confiança, porque a escola é o melhor ambiente para que os seus filhas e filhas aprendam e se desenvolvam integralmente. Então, estaremos todos de branco e iremos exibir um vídeo, para um momento de acolhimento e trocas", afirmou a diretora Fernanda Simões.

Por que dia 20?

Na madrugada do dia 9 de abril, as redes sociais foram tomadas por mensagens de ódio e incitação à violência, principalmente, em unidades de ensino espalhadas pelo país. Entre os boatos, a data de 20 de abril foi apontada como um dia para uma suposta série de ataques, gerando mais apreensão à população.

A data teria sido escolhida por marcar os 24 anos do massacre de Columbine, o primeiro grande ataque a uma escola americana que gerou repercussão internacional.

Segurança

A Polícia Civil da Bahia realiza ações preventivas e está indo em escolas de todo o estado com o objetivo de orientar sobre as consequências da disseminação de informações acerca de possíveis ameaças à unidades de ensino. Desde a última quarta-feira (12), 122 estabelecimentos escolares já foram visitados e orientados sobre como agir diante de uma possível ameaça.

Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) iniciaram a operação Patrulhamento Escolar na rede de ensino de Salvador. A ação visa ampliar a sensação de segurança, principalmente nesta quinta-feira (20).

Monitoramento e Inteligência

A Coordenação de Inteligência Cibernética (Cyberlab), do Departamento de Inteligência Policial (DIP), continua monitorando os meios da Internet, onde perfis falsos de redes sociais foram utilizados para disseminar ameaças contra instituições de ensino. Desde o dia 10 de abril, o Cyberlab já identificou 21 desses perfis no estado.

exclamção leia também