A Polícia Civil de Alagoas prendeu quatro suspeitos de integrarem uma quadrilha dedicada em aplicar golpes em idosos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Paraíba, nesta terça-feira (4). Foram três prisões em União dos Palmares (AL) e uma prisão por ordem judicial expedida em Petrolina (PE).
Segundo a Gerência de Inteligência da Polícia (Ginpol), o grupo é de Petrolina. Os golpes eram realizados principalmente no final do mês, quando há mais idosos recebendo aposentadoria em caixas eletrônicos e agências bancárias.
De acordo com a investigação policial, a quadrilha implementou dois métodos de fraudes. Em um deles, os criminosos abordam a vítima para obter a senha do banco e trocar o cartão falso pelo cartão da vítima. A partir disso, eles usam máquinas para transferir dinheiro. Três dos aparelhos foram apreendidos durante a operação.
Além desse método, a quadrilha também monitorava os idosos que seguiam até os caixas eletrônicos e aguardavam aqueles que iriam realizar saques. No momento de retirar o dinheiro, alguns integrantes os distraíam e um deles retirava o dinheiro na boca do caixa.
Estimasse pela Polícia Civil de Alagoas, que mais de 50 pessoas, a maioria idosas, foram vítimas da quadrilha, desde o final de 2022. Os presos estão à disposição da Justiça.