25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Esquema - 23/01/2024, 09:57 - João Grassi e Silvânia Nascimento - Atualizado em 23/01/2024, 11:17

Proteção aos foliões: delegada conta detalhes de segurança no Carnaval

Governo da Bahia apresenta o esquema de segurança para a festa momesca na capital

Apresentação do esquema de segurança do Carnaval
Apresentação do esquema de segurança do Carnaval |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

O Governo da Bahia apresentou, na manhã de terça-feira (23), o esquema de segurança para o Carnaval de 2024 em Salvador. Serão utilizados ferramentas como portais de abordagem, câmeras de segurança, sendo algumas de reconhecimento, além da atuação da Polícia Civil (PC) no circuito.

Em entrevista coletiva, a delegada-geral Heloísa Brito explicou sobre o trabalho dos agentes da PC durante os dias da maior festa de rua do mundo. Segundo ela, "equipes descaracterizadas" estarão atuando na segurança dos foliões.

Ainda de acordo com Brito, pontos estratégicos no circuito irão servir como observatórios para a Polícia Civil, onde acontecerá um monitoramento e contatos diretos com o "serviço de mensageria".

"Esse ano nós aumentamos esse efetivo, serão mais de 200 policiais todos os dias, e eles trabalharão com todo o suporte. Então nós teremos as equipes que que nós chamamos de descaracterizadas, aliados a isso, no momento da abordagem, teremos equipes ostensivas para que a gente não tenha nenhum tipo de situação ou de dúvida, que se trata de policiais civis. Mas eles vão agir também baseados no trabalho dos nossos observadores, que estarão em 14 postos em todos os circuitos, monitorando locais com vistas privilegiadas, e aí nós temos locais públicos e camarotes também privados, onde eles vão monitorar o que está acontecendo e passar para o nosso serviço de mensageria", iniciou.

"E o que é isso? Uma estrutura que será montada e vai receber todas essas informações, do que está acontecendo no circuito, para que a parte daí se desloquem as nossas equipes veladas para que possamos, de modo muito rápido, fazer a prisão e a condução desses indivíduos que estejam cometendo delitos nos circuitos", explicou Heloísa Brito.

exclamção leia também