28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

cidadania - 04/10/2024, 17:25 - Da Redação

Presos de 13 unidades da Bahia poderão votar nas eleições

Mais de 400 internos de unidades prisionais irão votar nas Eleições 2024

Estrutura do Tribunal Regional Eleitoral estará disponível em várias unidades
Estrutura do Tribunal Regional Eleitoral estará disponível em várias unidades |  Foto: Tony Silva / Nucom Seap

Internos de 13 unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) terão urnas eletrônicas estarão à disposição, no domingo (6), para as Eleições Municipais de 2024. Os 467 reeducandos vão poder escolher prefeitos e vereadores de 10 cidades do interior e da capital baiana.

Leia mais:
Caiu! Suspeito de tráfico é preso pela PM no litoral sul da Bahia
Assista: suspeito debocha da polícia ao ser abordado na Av. Paralela
Conheça a face de Scoob, bandido envolvido em morte do PF Lucas Caribé

A estrutura do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estará disponível nas unidades de Salvador, Feira de Santana, Valença, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Irecê, Juazeiro, Barreiras e Teixeira de Freitas. O processo de votação nos estabelecimentos da Seap será acompanhado por Policiais Penais.

Depois de uma triagem realizada por equipes do TRE, os internos aptos são liberados para votação e são auxiliadas por equipes das unidades prisionais. O deslocamento dos reeducandos é realizado pela Polícia Penal dentro e fora dos estabelecimentos penais.

O direito de participar das eleições é concedido aos internos que não têm condenação criminal transitada em julgado e também está concedido àqueles que deixaram recentemente o sistema penitenciário. A garantia do voto do preso provisório e do adolescente internado está prevista no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal de 1988. A Resolução TSE nº 23.554/2018 regulamenta o assunto para o pleito deste ano.

exclamção leia também