24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Reforço - 11/09/2023, 13:15 - Anderson Orrico e Cássio Moreira - Atualizado em 11/09/2023, 14:32

Pra combater facções, Governo da Bahia entrega 130 novas viaturas à PM

Novos equipamentos também serão enviados para o interior do estado até o fim do ano

Viaturas serão utilizadas por unidades especializadas da Polícia Militar na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS)
Viaturas serão utilizadas por unidades especializadas da Polícia Militar na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS) |  Foto: Alberto Maraux/SSP

O governo do estado entregou na manhã desta segunda-feira (11), em Salvador, 130 novas viaturas, sendo 15 delas semiblindadas, que serão utilizadas por unidades especializadas da Polícia Militar na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ao Portal MASSA!, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner disse que os carros são mais modernos para o enfrentamento ao crime organizado.

“É muito importante a entrega desses equipamentos. É o processo de renovação da nossa frota, não só com viaturas novas, mas com as semiblindadas. Se fez necessário em razão dos últimos 2 anos e meio, onde quase 200 viaturas foram alvejadas por tiros das facções criminosas, então a gente traz mais carros novos para enfrentar o crime”, afirmou Marcelo.

O secretário reforçou que novas viaturas também estão sendo entregues no interior do estado e há um mês novas semiblindadas chegaram para uso das companhias Rondesps em todo estado. e até o final do ano novos carros irão chegar.

“Temos entregas que vão começar no interior a partir desta semana e até o final do ano, em outubro, iremos receber mais 100 semiblinddas que vão fortalecer ainda mais o policiamento”, anunciou.

Imagem ilustrativa da imagem Pra combater facções, Governo da Bahia entrega 130 novas viaturas à PM
Foto: Alberto Maraux/SSP

Além disso, o governo está investindo em coletes novos, pistolas de última geração e comprando novos fuzis.

“Nós temos que valorizar e proteger o nosso efetivo, que está nas ruas todo dia, a serviço da comunidade. Então nós temos nas melhores pistolas que tem aí, como a Glock. Também estamos comprando fuzis, tudo isso para que nossos policiais, militares e civis estejam em condição, em segurança, para realizar esse trabalho”, reforçou.

Marcelo Werner também explicou como as operações funcionam nos bairros que vem sofrendo forte ataque de facções criminosas nas últimas semanas.

“A gente, de imediato, quando ocorre qualquer situação dessa, em qualquer bairro de Salvador, intensificamos o policiamento através da Polícia Militar e da Polícia Civil. Realizamos também o vetor aéreo para fazer o patrulhamento aéreo daquela região. E aí agente age naquela região como aconteceu nas últimas semanas. Realizamos ações pontuais, porque a gente trabalha também com drones, com inteligência, para que a gente possa alcançar os líderes e os faccionados que são responsáveis pela criminalidade naquele local”, completou.

Quem também marcou presença na entrega foi o governador Jerônimo Rodrigues, que destacou o empenho do governo para melhorar Segurança Pública no estado.

“Quando a gente fala em milhões de investimento, nem sempre a comunidade compreende o que significa, mas a comunidade entende o que é uma imagem com 130 viaturas, a comunidade compreende quando eu estou falando de trazermos ao efetivo da polícia mais 4.500 mulheres e homens. Esses dados para nós são importantes a gente dizer, mas é fundamental para a gente compreender o que nós estamos fazendo, como o chamamento dos concursos e a instrumentação da polícia militar e civil, seja com sede de pelotões, delegacias, companhias”, disse Jerônimo.

Imagem ilustrativa da imagem Pra combater facções, Governo da Bahia entrega 130 novas viaturas à PM
Foto: Alberto Maraux/SSP

O governador mostrou preocupação com a formação dos policiais no momento em que está se construindo uma política de direitos humanos e evolução do ambiente de segurança pública.

“Nós vamos discutir, eu mesmo quero participar disso, do processo de formação dos profissionais da segurança pública. Quando um homem ou mulher passa em um concurso da polícia, ele já tem ali em média 20, 25 anos. Já é um homem formado ou uma mulher formada, ele já tem uma formação na sua mente, no seu coração e nós acreditamos na formação continuada. Ele recebe uma formação na entrada quando vai receber a farda e na sua função, mas ele passa por formação permanente e nós queremos acompanhar isso de pé, para que a sua formação possa ser na firmeza que é exigida da polícia, mas na sua compreensão dos direitos humanos”, concluiu.

exclamção leia também