24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Segurança - 04/04/2024, 20:02 - Da Redação

Policiais montados em cavalos vão brotar no Ba-Vi

Clássico será disputado no domingo (7), às 16h, na Arena Fonte Nova

Policiais e cavalos participaram de treinamento
Policiais e cavalos participaram de treinamento |  Foto: Matheus Landim / GOVBA

O esquema de segurança para o Ba-Vi do próximo domingo (7) já está definido. Nesta quinta-feira (4), um exercício envolvendo o Batalhão Especializado de Policiamento de Eventos (Bepe) e o Esquadrão de Polícia Montada serviu para demonstrar como vai ser a atuação conjunta com policial e cavalo. O jogo será disputado na Arena Fonte Nova, às 16h, e vai definir o campeão baiano de 2024.

A intenção da atividade é prevenir tumultos e confusões dentro e no entorno do estádio. Serão utilizadas 22 duplas de policial/cavalo nesta ação. Eles estarão de prontidão para impedir brigas que, por ventura, possam ocorrer.

Também vão atuar integrantes do Batalhão de Choque, da Academia de Polícia, Rondas Especiais (Rondesp), Grupamento Aéreo (Graer) e outras companhias especializadas.

A expectativa é de que a torcida do Bahia lote o estádio. Por recomendação do Ministério Público, o clássico será com torcida única.

Esquadrão de Polícia Montada

Atualmente, o Esquadrão de Polícia Montada conta com 57 cavalos, das raças Brasileiro de Hipismo e Puro Sangue Lusitano. O governo estadual já autorizou a Polícia Militar a adquirir mais 40 animais. Para isso, disponibilizou recursos da ordem de R$ 1,3 milhão.

Cada animal atua, em média, 21 anos na companhia. Em seguida, é encaminhado para uma fazenda da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para aproveitar a "aposentadoria".

exclamção leia também