27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Estão ligados! - 16/01/2025, 07:48 - Amanda Souza e Lula Bonfim/Portal A Tarde - Atualizado em 16/01/2025, 11:17

Policiais infiltrados fazem a segurança na Lavagem do Bonfim, explica secretário

Polícia Civil faz um trabalho específico nos pontos com maior ocorrência de furtos

Secretário comentou esquema montado para garantir a segurança da festa
Secretário comentou esquema montado para garantir a segurança da festa |  Foto: Raphael Muller/Ag. A Tarde

A tradicional Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (16), conta com um dos maiores esquemas de segurança da história do evento. Em entrevista, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou as medidas implementadas para garantir a tranquilidade de baianos e turistas que participaram da procissão entre a Basílica da Conceição da Praia e a Colina Sagrada.

Leia também:
Lavagem do Bonfim: Bombeiros e Embasa vão distribuir 43 mil copos de água
Lavagem do Bonfim: confira a previsão do tempo para esta quinta-feira

“É um dia muito importante, de fé, em que a gente celebra o Senhor do Bonfim. É um momento em que toda a população e turistas vêm à capital para fazer essa procissão. Para isso, garantimos um dos maiores planejamentos de segurança dos últimos anos, com mais de dois mil policiais e bombeiros à disposição da população”, afirma Werner.

O secretário explicou ainda que há um cuidado especial da Polícia Civil nos pontos de maior aglomeração do percurso, que costumam registrar maior índice de furtos neste dia. Nesses locais, policiais trabalham infiltrados.

Tecnologia e estratégia contra crimes

Um forte aparato de segurança nos grandes eventos do estado tem sido o uso de tecnologia de reconhecimento facial, que tem se mostrado uma ferramenta eficaz na identificação de foragidos e pessoas com mandados de prisão em aberto. “Já são 112 pessoas alcançadas apenas em 2025 graças a essa tecnologia”, revela o secretário.

Uma central de monitoramento inédita foi instalada na Colina Sagrada, de modo a cobrir os oito acessos ao Bonfim.

Apelo à paz e celebração coletiva

O secretário também fez um pedido para que os fiéis participem do evento em um espírito de fé e paz. “A gente espera e pede que as pessoas venham nesse espírito de fé, de paz, que façam esse cordão branco bem bonito e que a gente tenha um ótimo dia”, concluiu o gestor.

exclamção leia também