Na operação “Clássico da Paz”, realizada em conjunto entre as polícias Civil e Militar, na manhã deste domingo (12), cinco mandados de busca e apreensão foram efetuados contra membros de uma torcida organizada, em Salvador. Eles eram suspeitos de realizar ataques contra torcedores do time rival.
Com o objetivo de intensificar as investigações sobre a tentativa de assassinato de um torcedor em Pau da Lima, no mês de abril, as autoridades realizaram buscas na sede de uma torcida organizada no bairro de Nazaré, e em endereços de suspeitos na Ribeira, Periperi, Paripe e Iapi.
Na ação, foram apreendidos celulares, tabletes, notebook e computadores. Os objetos confiscados foram enviados para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e vão ser úteis para o processo de investigações, que está em curso.
O diretor do Depom, delegado Arthur Gallas, afirmou que a iniciativa tem o objetivo de diminuir as brigas e atentados contra torcedores rivais da dupla Ba-Vi.
“Estamos reforçando o combate a violência entre torcidas organizadas, por meio do cumprimento de mandados judiciais e a intensificação de investigações que estão em curso nas delegacias deste Departamento. Esta operação, realizada de forma conjunta entre as polícias Civil e Militar, contará com outras fases e desdobramentos, justamente para reprimir a atuação violenta de qualquer tipo de torcida organizada ou grupo de torcedores, que estejam enquadrados nas práticas criminosas”, pontuou.
A operação foi realizada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), com auxilio da 10ª Delegacia Territorial (DT/Pau da Lima). Mais de 100 policiais civis e militares participaram das ações. A Polícia Militar se dividiu entre guarnições do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM/Barbalho), Rondesp/BTS e Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) e da Companhia de Proteção Ambiental (Coppa).